Notícias Regionais

Grupos étnicos e artistas plásticos mostram seus talentos em um encontro no Centro Histórico

Jaraguá do Sul – Quem passar pelo Centro Histórico de Jaraguá do Sul, na Avenida Getúlio Vargas, na manhã deste sábado (18), terá a oportunidade de conferir a diversidade e o talento jaraguaense em dois eventos simultâneos, nas proximidades da Fundação Cultural/JS: o Encontro Cultural das Etnias, das 9h30 às 13h30, e o Encontro da Pintura, das 9 às 14 horas.

Realizado pela Fundação Cultural, o Encontro das Etnias apresentará aos visitantes uma amostra da diversidade que influenciou a formação do povo jaraguaense. Música, dança, gastronomia e artesanato dos grupos étnicos – alemão, italiano, húngaro, afro-descendente e polonês – que ajudaram na colonização do município estão entre as atrações do evento promovido com o objetivo de resgatar a tradição dos encontros em praça pública, conforme explicação dos organizadores.

A iniciativa envolve a participação das instituições representativas destas etnias: Círculo Italiano, Associação da Cultura Húngara, Associação da Cultura Polonesa, Movimento da Consciência Negra do Vale do Itapocu (Moconevi), Centro Cultural Neue Heimat, Liga dos Grupos Folclóricos de Jaraguá do Sul, Sociedade Aliança e Associação dos Clubes e Sociedades de Tiro do Vale do Itapocu (ACSTVI). Na área de alimentação, a diversidade da gastronomia italiana, o “pierog” dos poloneses, a tapioca dos afro-descendentes, o “strudel” dos húngaros, o sanduíche alemão e o chope. No setor artístico, as apresentações de danças folclóricas e dos corais, além da Lino's Orquestra, que é a banda convidada dos promotores do evento.

Ao lado desta festa da diversidade também estará acontecendo o Encontro de Pintura, uma promoção da Associação Jaraguaense dos Artistas Plásticos (Ajap), em parceria coma Fundação Cultural/JS. Munidos de seus pincéis, tintas, telas e cavaletes, vários associados da Ajap e seus convidados estarão realizando pinturas de painéis, que estarão expostos na Praça dos Feirantes. De acordo com os organizadores, como haverá cobertura com toldos, as atividades estão confirmadas inclusive sob chuva fraca, sendo suspensas somente se chover torrencialmente.

Programação
Encontro das Etnias
9h30 – Abertura Oficial e Dança da Confraternização
10 horas – Início das apresentações culturais
11 horas – Banda Lino's Orquestra
13h30 – Encerramento
Encontro da Pintura
Das 9 às 14 horas

Fonte: Assessoría de Imprensa

Comentários

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo