Notícias Regionais

Grupo Folclórico Alma Açoriana ganha Troféu Açorianidade 2015

Barra Velha – Uma nação se constrói através de sua história, de seu progresso e de sua cultura possibilitando seu povo a descoberta de sua origem e vida cotidiana. È um processo que exige investigação e observação, pois descolonizar nossas mentes para aprofundarmos e aprendermos a olhar nossas raízes como fonte de nossa história…

Barra Velha é uma cidade litorânea que tem em sua formação, a imigração açoriana. Por isso a importância do resgate desta cultura para que nossa população entenda a origem das raízes de nossa gente, valorize, preserve e divulgue. Esse trabalho de conscientização se inicia nos nossos educandos.

Os barravelhenses, tendo como herança uma multicultural gastronômica adaptara-se á culinária de diversos povos, bem como os costumes festivos e religiosos. Porém nossa gastronomia é, sem duvida, de influencia dos descendentes açorianos que trouxeram do Arquipélago dos Açores muitos condimentos e temperos e, ao chegar aqui tiveram que se adaptar aos costumes do lugar.

Religiosidade e festas também se fazem presentes, vindo com nossos açorianos como o Culto e a Festa do Divino Espírito Santo, o Terno de Reis o Boi de Mamão e as danças Típicas feitas nos arquipélagos logo após as colheitas realizadas com ajuda de todos da redondeza. Eram programadas danças de heiras lugares onde eram colocados os alimentos colhidos e depois de ensacados e guardados eram distribuídas as comidas e, em seguida, se faziam os bailares açorianos.


Com essa manifestação dos bailares açorianos e com toda a historia e trajeto percorrido ao longo dos anos o Grupo Folclórico Municipal Alma Açoriana foi agraciado este ano de 2015 com o troféu Açorianidade da Ilha Terceira onde ficamos muito honrados do reconhecimento do nosso trabalho e valorização da história do nosso Município. Concorremos com outros Grupos folclóricos e o Municipio de Barra Velha teve a grata satisfação de ser escolhido entre os conselheiros do NEA Núcleo de Estudos Açoriano da UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina como Grupo Folclórico merecedor deste troféu.

Queremos agradecer a todos que de uma forma ou de outra contribui para que esta cultura se mantenha VIVA, em especial aos Integrantes do Grupo Folclórico Municipal Alma Açoriana.

Fotos © Gaspar Toscan
Jacinda Mª D. Padilha


Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios