Notícias Regionais

Governo faz parceria com a rede feminina de combate ao câncer

Criciúma – Estiveram reunidos na manhã de hoje (06), com o prefeito municipal, Clésio Salvaro, o secretário de saúde do Estado, Dado Scheren, e uma equipe da Rede Feminina de Combate ao Câncer. Durante a reunião, a porta voz da Rede, Marlene Lapoli Bristot, fez algumas solicitações ao governo municipal e ao secretário de Estado.

Segundo Marlene a entidade é nacional e está em Criciúma há 27 anos. A missão é de conscientizar as mulheres a fazerem exames preventivos, como o de mana e colo de útero. “O índice de câncer de mana, dentre os cânceres, é o mais alto em Criciúma, queremos prevenir isso”, ressaltou. Em função disso, foi solicitado um mamógrafo. Scheren afirmou que irá encaminhar verba ao governo municipal para a compra.

A segunda solicitação foi a de uma unidade móvel, essa servirá para o atendimento das mulheres no presídio, e em prostíbulos. O objetivo é atender essas mulheres que não tem o hábito de fazer exames ginecológicos. De acordo com o prefeito, estão sendo montados um laboratório de dentista e uma repartição para consultas médicas dentro de um ônibus da Associação Feminina de Assistência Social (Afasc). Em comum acordo com a diretora executiva da Afasc, Gladys Sarvalaio, a unidade será compartilhada com a Rede Feminina.

Também está sendo reformado um prédio em Criciúma para ser um centro de recreação, “cidade da melhor idade”. Terá auditório, salas para consulta médica, psicológica, dentista, entre outros. Um espaço para recreação de grupos de idosos e mães. Atendendo a terceira solicitação, será disponibilizada uma sala para a Rede Feminina de combate ao Câncer. De acordo com o prefeito, esse local terá capacidade de atender 500 pessoas por dia.

“O centro será inaugurado no dia 6 de janeiro, comemorativo aos 130 anos da cidade. Mais um presente para os cidadãos criciumenses visando melhorar a qualidade de vida”, afirmou Salvaro.

Fonte:Diretoria Executiva de Comunicação

Comentários

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo