Florianópolis – O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação, firmou parceria com o Ministério da Educação (MEC), nesta terça-feira (11), para a construção de três novos Centros de Educação Profissional (Cedups), com capacidade para atender cerca de 1.500 alunos por unidade. Um total de R$ 39 milhões serão investidos nas unidades de Timbó, Rio Fortuna e São Bento do Sul. O objetivo é implementar a melhoria da infraestrutura física e pedagógica das escolas e, consequentemente, ampliar a oferta de vagas no ensino técnico de nível médio.
No Estado, já existem 16 centros em funcionamento e, atualmente, mais cinco se encontram em construção nas cidades de Rio do Sul, Guaramirim, Mafra, Curitibanos e Abdon Batista. O Ministério da Educação (MEC) disponibiliza recursos do programa Brasil Alfabetizado. Esses recursos são destinados à construção de novas escolas, reformas, ampliações e aquisições de equipamentos e laboratórios técnicos.
De acordo com o secretário da Educação, Marco Tebaldi, nas últimas décadas, junto com a ciência e a tecnologia, a educação técnico-profissional é considerada um importante fator para atender os novos os padrões de desenvolvimento do mundo moderno. “Com o fortalecimento do ensino profissional, estamos promovendo o ingresso no mercado de trabalho e a inserção social dos jovens e adultos que procuram os Cedups”, afirma.
Segundo a diretoria de Educação Básica e Profissional, Edna Batistotti, em 2010, a Educação e as secretarias de Desenvolvimento Regional realizaram um levantamento das necessidades de cada município para a oferta dos
cursos profissionalizantes. “Estima-se que, até 2012, Santa Catarina terá 21 modernos Cedups em funcionamento”, destacou.
Além do fortalecimento da educação profissional, a Secretaria da Educação se preocupa com a recuperação do patrimônio escolar, investindo em construções, reformas e ampliações das unidades de Ensino Fundamental e Médio. Atualmente existem 200 obras em andamento em todas as regiões do Estado.
ai/24horas