Notícias Regionais

Geada Negra pode atingir agricultores em Criciúma

Plantações de bananeiras, hortaliças e fumo são as principais preocupações

Criciúma – Com a previsão de frio intenso para a região criciumense nos próximos dias, os agricultores do município precisam ficar em alerta para que não sejam prejudicados. Para que a perda das lavouras não ocorra, a Gerência de Agricultura do Governo de Criciúma tem realizado recomendações para que a geada negra, fenômeno que provoca o congelamento da parte interna da planta devido ao frio intenso, não atinja economicamente os trabalhadores.

De acordo com o engenheiro agrônomo da Gerência, Fernando Lock Silveira, a maior preocupação da equipe é a cultura de bananas, que com 800 mil hectares na cidade poderá sofrer com o fenômeno. “A geada negra acaba pretejando a casca da banana, que desta forma perde o valor comercial causando prejuízos à economia local. Para que isso não ocorra a indicação é de que que os frutos possam ser fechado com plásticos”, analisou Silveira.

Outra preocupação da equipe são as plantações de hortaliças e fumo. Segundo Silveira, para amenizar os prejuízos é necessário que os agricultores realizem irrigação nas áreas de maior ocorrência, por volta das 4 e 5h da manhã. “A irrigação é a única forma possível para que não haja perdas”, complementou.

O engenheiro acrescentou que antigamente era costumeiro erguer fogueiras perto das plantações para prevenir, mas sem sucesso. “Foram realizados diversos experimentos, mas hoje está comprovado que isso não é suficiente contra a geada negra”, finalizou.

Matheus Reis
ai/UNO

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo