Notícias Regionais

Frio intenso em Criciúma deixa Assistência Social e Defesa Civil em alerta

Rondas diárias são realizadas para retirar pessoas da rua

Criciúma – Os termômetros despencaram em todo o Estado de Santa Catarina e para a região de Criciúma a previsão para a noite desta segunda-feira (22) é de uma sensação térmica de -16ºC, segundo informações da Epagri/Ciram. Para garantir o abrigo da população que vive em situação de rua na cidade, a secretaria do Sistema Social, em parceria com a Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil e a Polícia Militar (PM) tem feito rondas para encaminhar tais pessoas à Casa de Passagem São José e garantir a todos, roupas quentes, comida e cobertores.

De acordo com a secretária do Sistema Social, Solange Barp, o Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS II) está orientando os moradores de rua a procurarem o abrigo, além disso, a PM também tem auxiliado. “Existem lugares específicos onde nós já sabemos que estas pessoas em situação de rua costumam ficar e vamos à procura deles. A PM ao avistar alguém também já entra em contato conosco para abordarmos”, destacou Solange.

A Casa também está com um estoque reforçado de colchões e cobertores. “Na noite de domingo para segunda-feira tivemos 18 pessoas dormindo no local, além daqueles que já estão há algum tempo. Mesmo este não sendo nosso número recorde, já estamos preparados para acolhermos bem a todos”, complementou a secretaria.

Trabalho é realizado durante o ano todo

O local tem capacidade para acolher aproximadamente 29 pessoas. De acordo com Mariane Peruchi, responsável pela Casa, muitos daqueles que aparecem para ficar são regressos, mas diariamente aparecem pessoas novas. “São as mais diversas pessoas que passam por aqui e com necessidades muito diferentes. Alguns passando pela cidade, outros criciumenses mesmo”, afirmou Mariane.

Cabe lembrar que as pessoas que passam pela Casa São José não são  moradores de rua, mas sim pessoas que estão em situação de rua. “São homens, mulheres e famílias que chegam por aqui. Analisamos suas situações e os encaminhamos a outros programas da prefeitura”, complementou.

Todas as doações são bem vindas à Casa de Passagem São José, sendo que as roupas são hoje a maior necessidade do local. Aqueles que quiserem doar podem entrar em contato pelo telefone (48)3437-0572.

Matheus Reis
ai/UNO

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo