Notícias Gerais

Frio diminui no próximo fim de semana mas madrugada continua gelada

Condições meteorológicas continuam bastante favoráveis para a ocorrência de neve nas serras gaúcha e catarinense também para esta quarta-feira e até na madrugada de quinta-feira (5). A temperatura mínima em Cambará do Sul nesta terça-feira foi de 2,3ºC abaixo de zero.

A neve é uma forma de precipitação das nuvens. Tecnicamente, é uma precipitação sólida. A chuva é chamada de precipitação líquida. Assim, para nevar, é preciso que haja nuvens. Além da umidade alta para a formação das nuvens, a camada de ar em médios níveis (mais ou menos de 1500 a 3000 metros acima da superfície) deve estar com temperaturas abaixo de zero grau.

O cristal de neve é um arranjo molecular especial que se forma dentro da nuvem. Flocos de neve são vários cristais agregados. Há muitos tipos de neve, mas os brasileiros não estão acostumados a presenciar o fenômeno e muito menos diferenciar os vários tipos. A análise microscópica dos cristais de neve mostra que existe uma infinidade de formas diferentes. Um cristal de neve é como uma impressão digital: a atmosfera não produz igual ao outro. A forma de cada um depende da temperatura e do teor de umidade na camada de ar.

O frio intenso que o sul do Brasil vem sentido desde o domingo passado está sendo provocado por uma massa de ar polar extremamente forte. Além do sul, uruguaios, argentinos, chilenos e paraguaios também sentiram bastante frio de novo neste início de semana. Além das temperaturas muito baixas, a sensação de frio no sul do Brasil vem sendo aumentada por ventos moderados a fortes e a falta de sol em grande parte da região.


A maioria das áreas do Rio Grande do Sul esté tendo dias gelados, mas com sol. Já Santa Catarina e o Paraná estão senti do o frio úmido, muitas vezes com chuva. Em geral, o frio com muita umidade incomoda muito mais do que o frio com sol. A partir da tarde de quinta-feira, a nebulosidade tende a diminuir e sol reaparece nestes dois estados, permitindo a elevação da temperatura. A sensação de frio vai diminuir mesmo só no fim de semana, mesmo assim, as madrugadas serão geladas e há condições para geada ao amanhecer.

Sobre o Grupo Climatempo

O Grupo Climatempo é a maior empresa privada de meteorologia do país. Fornece, atualmente, conteúdo para mais de 50 retransmissoras nacionais de televisão, para rádios de todo o Brasil e para os principais portais. Com cerca de 1.100 clientes, a empresa atua principalmente em dois segmentos: o de agronegócios e o de meios de comunicação. Oferece também conteúdo meteorológico estratégico para empresas de moda e varejo, energia elétrica, construção civil, transporte e logística, além de bancos, seguradoras e indústrias farmacêutica e de alimentos. O Grupo é presidido pelo meteorologista Carlos Magno que, com mais de 23 anos de carreira, foi um dos primeiros comunicadores da profissão no país.


Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios