Notícias Gerais

Fórum de A&B – Tecnologia em serviços de alimentação

O Encatho & Exprotel abre espaço para a gastronomia apresentar as tendências e inovações no segmento

Pelo quarto ano consecutivo, o setor de Alimentos e Bebidas terá um espaço especial na programação do Encatho & Exprotel, realizado entre os dias 26 e 29 de maio, em Florianópolis, no CentroSul. O Fórum de A&B será dia 28, com palestras de gestão, tecnologia e evolução da cozinha e inovação em cozinhas profissionais. O tema este ano será “Tecnologia em serviços de alimentação”.

O público esperado engloba profissionais de gastronomia, alunos e professores da área, além de pessoas interessadas no assunto. “O Fórum é uma ótima oportunidade para trocar experiências, pois traz o que há de mais inovador no mercado, com palestras que apresentam estratégias, tendências em equipamentos, estrutura, além de dicas de controle e gestão”, explica Bianca Antonini, coordenadora do Fórum de A&B.

Programação e detalhes das palestras:


Data: 28/05/2015

8h30 – Tecnologia e evolução da cozinha (Chef Anselmo José Rossoni)

9h – A tecnologia através dos tempos (Daniel André Lopes – SENAC)

9h30 – Tecnologia e inovação em cozinhas profissionais (Ronaldo Portella – Electrolux Professional)


10h – Controles e gestão (Claudir Schlosser – Rio Consultoria e Auditoria em Gestão Empresarial Ltda.)

10h30 às 12h – Debate entre palestrantes e espaço para perguntas

Moderadora: Bianca Antonini

Mestre e Bacharel em Turismo e Hotelaria, Especialista em Gerência da Qualidade na Produção de Refeições, e Nutricionista. Consultora e instrutora em projetos de Turismo, Eventos e Gastronomia no SEBRAE/SC, e na área de Alimentos & Bebidas para Hotéis na ABIH-SC. Assessoria para restaurantes comerciais e de hotéis em gestão da qualidade. Professora em Cursos de pós-graduação. Palestrante em eventos e feiras nacionais e internacionais na área de nutrição, gastronomia, turismo e hotelaria. Foi Professora dos Cursos de Nutrição, Gastronomia, Turismo e Hotelaria da UNIVALI.


Palestra: Tecnologia e evolução da cozinha

Tecnologia e evolução da cozinha desde o fogo de chão à cocção inteligente do resfriamento ao ar livre e ao resfriador rápido. Destaque ao fast food ao slow food, permeando a abordagem da segurança alimentar com o uso de tecnologia que se traduz em qualidade do alimento. A palestra será ilustrada por rápido filme.

Palestrante: Anselmo José Rossoni – Consultoria e Treinamento Chef Anselmo Rossoni

Chef. de cozinha, graduado em administração de empresas e gastronomia, pós-graduado em administração. Consultor e projetista de empresas na área da gastronomia.


Tema da palestra: A tecnologia através dos tempos

O século XXI trouxe a era das mudanças e avanços tecnológicos, onde as novas tecnologias, quando bem aproveitadas, trazem melhoria para os processos de produção ou de serviços. No segmento de A&B isso não é diferente, as técnicas desenvolvidas ao longo dos séculos na gastronomia pelos grandes mestres hoje estão em alta e recebem o tempero das múltiplas inovações, sendo aplicadas aos meios de cocção, tornando a experiência e prazeres à mesa mais rica, moderna e segura.

Palestrante: Daniel André Lopes – Gastronomia SENAC

Bacharel em turismo e Hotelaria, pós-graduado em Gestão da Gastronomia, especializado em Treinamento para instrutores, certificado Pró Chef I pelo CIA- Culinary Institute of America, avaliador de Santa Catarina na Olimpíada do Conhecimento e professor no curso Gastronomia – SENAC.


Palestra: Tecnologia e inovação em cozinhas profissionais

Evolução de métodos de preparo, cocção e armazenamento. Novas tecnologias em equipamentos de cozinha profissional. Produtividade, padronização e impacto da mão de obra. Desafios para o profissional de A&B.

Palestrante: Ronaldo Portella – Electrolux Professional

Formado em Administração de Empresas e Pós Graduado em Marketing, o profissional trabalhou no segmento de energia, alimentos e bebidas, hospitalar e hotelaria em empresas como Ambev, Companhia Paranaense de Energia, Souza Cruz, Ipiranga e Grupo Electrolux, onde responde pela Divisão Profissional Food Service da empresa. É responsável pela implantação e gestão de projetos de Cozinhas Profissionais em diversos segmentos.


Palestra: Controles e gestão

Hoje existem operações controladas, segurança no fluxo de movimentações das mercadorias, qualificando o efetivo e redução do custo da mão de obra contratada. Para ter os controles de forma eficaz, faz-se necessário a instalação de equipamentos e softwares adequados para cada segmento e consequentemente aplicação de forma correta das práticas de controles e gestão. Umas das tendências é a visualização em tempo real das informações de cada empresa, sem estar fisicamente no estabelecimento. Para que as informações estejam disponíveis e confiáveis, os setores devem estar informatizados e com a sistemática bem definida, desde a entrada de mercadoria, controle de produção e finalizando na gestão dos números. Tudo isso ainda não pode dar o faturamento desejado se a visão do proprietário não estiver voltada para o cliente da era digital que deseja comprar, ver seus produtos comprados e até mesmo pagar seus produtos pelo celular.

Palestrante: Claudir Schlosser – Rio Consultoria e Auditoria em Gestão Empresarial Ltda

Formado em Administração de Empresas UVA – RJ.  Fez carreira na maior rede de churrascaria do Rio de Janeiro, ocupando importantes cargos ao longo de 16 anos. Lidera a mais de 6 anos um grupo de consultores no segmento de gastronomia. Proprietário e Consultor da Rio Consultoria e Auditoria em Gestão Empresarial.


SERVIÇO

O que: ENCATHO & EXPROTEL – Maior encontro de hoteleiros do Sul do Brasil

Quando: De 26 a 29 de maio

Onde: Centro de Convenções de Florianópolis – CentroSul


Mais informações sobre venda de stands: ABIH-SC (48) 3222-8492 ou [email protected]

Inscrições e programação: www.encatho.com.br

ai/UNOPress


Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios