Notícias Gerais

Fortes temporais no sul e região

Uma frente fria e um ciclone extratropical avançam pelo Sul do País e provocam chuvas generalizadas em boa parte do Paraná e de Santa Catarina e no norte do Rio Grande do Sul. Segundo os meteorologistas da Somar, o acumulado passa dos 60mm no centro e oeste de Santa Catarina e no oeste e sul do Paraná e dos 50mm no norte do Rio Grande do Sul. Mais uma vez, esperam-se ventos intensos com mais de 100km/h no oeste do Paraná, no oeste e sul de Santa Catarina e no nordeste do Rio Grande do Sul. Além disso, há possibilidade de queda de granizo em áreas isoladas do Estado paranaense e oeste catarinense.

Além das chuvas, a temperatura máxima entra em declínio e não passa dos 10°C no norte do Rio Grande do Sul e meio oeste de Santa Catarina. Apenas no leste e norte do Paraná, ainda faz calor, com máxima de mais de 26°C em algumas localidades. Ao longo do dia, as chuvas fortes também atingem o sul de Mato Grosso do Sul e a máxima não chega a 20°C na região de fronteira com o Paraguai.

Já na maior parte do Centro-Oeste, em todo o Sudeste, no interior do Nordeste e em parte da Região Norte, o sol e o calor predominam. Além disso, a umidade do ar permanece baixa, com valores inferiores a 30%. No Nordeste, há previsão de chuva forte desde a costa leste do Rio Grande do Norte até a costa do Maranhão, inclusive nas Capitais Natal, Fortaleza e São Luís por conta das áreas de instabilidades conhecidas como ondas de leste. No Norte, a frente fria do Sul e Centro-Oeste começam a organizar instabilidades sobre a Amazônia. O resultado é a volta das pancadas de chuva e trovoadas no Acre e oeste do Amazonas. Além disso, também chove em Roraima, norte do Pará e Amapá.

Litoral
O ciclone extratropical gera ventos em torno dos 100km/h na costa de Santa Catarina e ondas com mais de 2,5m de altura no litoral do Rio Grande do Sul. Além do ciclone, a maré alta gerada pela lua nova provoca ressacas na costa da Região Sul, especialmente do Rio Grande do Sul.

ai/UNO

Comentários

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo