Balneário Camboriú – A Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú estará presente em mais um grande evento, divulgando o destino turístico e o potencial econômico do município. O 2º FIMC – Festival da Integração Multicultural Catarinense – acontece em Florianópolis, de 13 a 17 de maio.
É um evento paralelo ao WTTC – World Travel and Tourism Council (Congresso Mundial de Turismo), que é um acontecimento fechado realizado em um grande hotel na praia do Costão do Santinho, mas atrairá investidores do mundo inteiro à Capital do Estado. Já o FIMC será realizado no Centrosul, no centro da cidade, em uma área de 7,6 mil metros quadrados e é aberto ao público.
Balneário Camboriú integra um dos nove núcleos que representam todas as regiões catarinenses nesse evento. A cidade participa do FIMC incorporada à região Rota do Sol, formada ainda por Itapema, Bombinhas, Porto Belo, Itajaí, Penha e Balneário Piçarras.
A estimativa é de que aproximadamente 50 mil visitantes passem pelo festival, para conferir várias atrações culturais, como o folclore, os musicais, a gastronomia com pratos típicos do Estado, e, entre vários outros itens, filmes e documentários catarinenses. Com a presença dos órgãos de turismo, quem passar pelo evento também poderá ter acesso a uma gama de informações de entretenimento, lazer, hospedagens, compras, enfim, vai ter uma grande vitrine turística de Santa Catarina.
A primeira edição do FIMC foi realizada em 1999. Sua reativação acontece com o apoio do Governo do Estado e apresenta, em sua segunda edição, cenários multimídia que interagem com os visitantes. O Parque Unipraias de Balneário Camboriú, por exemplo, também estará no festival mostrando algumas das atrações turísticas do município: toda a estrutura dos bondinhos aéreos, o Youhooo! Trenó de Montanha e o Parque de Aventuras.
A equipe da Secretaria de Turismo também estará divulgando estes e outros equipamentos turísticos, entre eles o Cristo Luz, o Parque Natural Raimundo Malta, as passarelas do Pontal Norte, o grande centro de compras que a cidade oferece, os passeios de escuna, os inúmeros setores de produtos e serviços, outros dados econômicos, culturais e históricos da cidade, e materiais de marketing promocional. Tudo isso, em estande próprio, decorado com um grande painel de fundo, onde foi fixada a imagem da Prainha, localizada no Pontal Norte da cidade.
O FIMC aproveita a realização do WTTC para mostrar as características do Estado ao resto do mundo.