Notícias Regionais

Festa Nacional do Pirão em Barra Velha completa 20 anos

Barra Velha – A Festa Nacional do Pirão completa 20 anos e a edição 2016 acontecerá entre os dias 06 e 11 de setembro em Barra Velha. A cerimônia em comemoração aos 20 anos do evento aconteceu na noite de quinta-feira, 23, na Parada Ferreti, e contou com presenças especiais para algumas homenagens. Na ocasião também foi lançado o selo oficial de Capital Catarinense do Pirão.

O prefeito Claudemir Matias garante que para comemorar essa data histórica, o público terá a melhor festa de todos os tempos. “Já temos uma programação sólida com os melhores shows nacionais, além de muita gastronomia a base de pirão e apresentações culturais”.  Matias relembrou também a criação da festa em 1997, quando o ator Fausto Rocha Júnior (in memorian) era Secretário de Turismo de Barra Velha e, junto com o artista plástico Juarez Machado e o então prefeito Orlando Nogaroli, tiveram a ideia de adotar o pirão como prato símbolo da cidade.

A viúva de Fausto Rocha, Dircéia Cordeiro, retornou ao município e compareceu a cerimônia para receber uma homenagem em memória do esposo pelos valorosos trabalhos prestados à Barra Velha. “Fico muito feliz pela iniciativa de lembrar o nome do Fausto. Com certeza ele está lá em cima aplaudindo. Desde que ele adoeceu e se afastou do cargo de secretário, sempre pediu para que a festa não acabasse,” recordou Dircéia. Na ocasião, o ex prefeito Orlando Nogaroli também foi lembrado e se emocionou ao ser homenageado.

Outro ponto alto do evento foi o reencontro com as rainhas e princesas que marcaram seu nome nessas duas décadas de Festa do Pirão. A organização conseguiu reunir representantes de 15 edições. Elas receberam da mão das atuais realezas, a panelinha símbolo do município em versão comemorativa. Segundo o diretor da Fumtec, João Antônio Vicente, a tradicional panela azul e amarela foi substituída por uma branca e dourado. “Produzimos esse lote limitado para lembrar as bodas de porcelana, retratado no branco e o dourado para remeter a algo especial e comemorativo,” disse.


Capital Catarinense do Pirão

Decretada oficialmente como Capital Catarinense do Pirão através da Lei Estadual 16.935/2016, Barra Velha conheceu ontem o selo oficial que será incorporado ao material de divulgação do município. O autor da lei, Deputado Estadual Antônio Aguiar, foi representado pelo Chefe de Gabinete, Daniel Heyse, que entregou ao prefeito Claudemir Matias uma placa com a imagem do selo.

Sobre a Festa

A Festa Nacional do Pirão iniciará no dia 06 de setembro com os shows nacionais de Zé Felipe e Michel Teló. No dia 07 é a vez do show Cabaré, dos cantores Leonardo e Eduardo Costa. Sexta-Feira, dia 09, o cantor Thiaguinho subir ao palco e cantar seus hits. No sábado a festa continua com Gusttavo Lima e encerra no domingo, 11, com Dany e Rafa. Os ingressos já estão disponíveis através do site ingressonacional.com.br e a partir da próxima semana estará nos pontos de venda físico.


Foto © Cleiton Reinert
Alan Willian
ai/UNO

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios