Notícias Regionais

Festa Julina de Iomerê com corrida de jericos e festival gastronômico

 
Serão 17 atrações no palco principal, além de apresentações artístico-culturais que valorizam a tradição do evento.

Iomerê – Está definida a programação da Festa Julina de Iomerê, que neste ano chega à sua 29a edição e acontece nos dias 18, 19 e 20 do mês de Julho. A expectativa é que, neste ano, a festa reúna um público de aproximadamente 20 mil pessoas, caso as condições do tempo colaborem.
    
A Festa Julina de Iomerê configura-se em uma importante manifestação da cultura e dos costumes dos iomerenses e está sendo mantida pela atual administração municipal como forma de valorizar a história do município. Ela integra as festividades de aniversário de Iomerê, que neste está completando 19 anos de emancipação poítico-administrativa. A série de eventos iniciou com o baile de escolha da rainha do município, no último dia 31 e prossegue com o Baile da Terceira Idade, no dia 5 e o Jantar Gastronômico, no dia 12.
    
Em meio à programação, no domingo, haverá a realização do Almoço da Família Iomerense, com distribuição de carne suína às famílias locais. Na oportunidade, 19 metros de carne suína serão disponibilizados.
    
Na programação da Festa Julina, na sexta-feira, dia 18, a principal atração do palco principal é a dupla Cézar e Paulinho que fará show nacional apresentando diversos sucessos. Além deles, Levitantes e Os Montanari se apresentarão. O acendimento da fogueira está programado para às 19h30 e o show pirotécnico, um dos pontos altos do evento, para as 22h. No sábado, o palco será tomado pela banda Mr. House, Trio Bakana, Richard Sanfer, Musical JM e Oswaldir e Carlos Magrão. No domingo, sobem nele Anderson e Fernando e Anjos do Hangar.
    
A Festa Julina, como tradicionalmente acontece, será realizada nas imediações da igreja São Luiz Gonzaga, com barracas disponibilizadas no pátio e palco principal à sua direita neste ano, garantindo um bom espaço para o público se acomodar. O Arrancadão de Jerico irá acontecer na avenida defronte à Igreja Matriz. Além da programação oficial, três bailes no Salão Paroquial integram a Festa Julina e serão animados por Chiquito e Bordoneio, Banda Karisma e Grupo Candiero, respectivamente na sexta, sábado e domingo.

 
A FESTA JULINA

As tradicionais barraquinhas de produtos típicos da época serão novamente direcionadas para entidades do município e a fogueira será gigante, mantendo a característica das festas realizadas nos anos anteriores. “A Festa Julina é um dos mais importantes eventos da nossa cidade e por isso realizá-la é valorizar a cultura dos iomerenses”, afirma o prefeito.


A Festa Junina de Iomerê até 1996, acontecia nos meses de junho, seguindo a tradição. Sua data foi alterada para que ela fosse comemorada juntamente com o aniversário do município. Municipalizada em 1997 ela foi uma das maiores festas do gênero na região, superando todas outras em número de visitantes.

ARRANCADÃO DE JERICO

O Arrancadão de Jerico, que também voltou a ser realizado no último ano, deverá ter o número de participantes incrementado em 2014. Para tanto os organizadores do evento já iniciaram o período de inscrições – que podem ser feitas pelo (49)3539-6000. Ele acontece no domingo, a partir das 09h30 com a recepção dos participantes, definição das arrancadas e esquenta de motores.

O jerico é um veículo de motor estacionário, de baixa potencia. É o meio de transporte que muitas famílias utilizaram e ainda utilizam em suas propriedades e valorizar este veículo também é uma forma de prestigiar a cultura local. O Arrancadão consiste em uma mini-corrida com distância pré-definida, onde os jericos disputam dois a dois, qual é mais rápido. Quem vence, se classifica para as próximas disputas.


FESTIVAL GASTRONÔMICO

Integrando as festividades alusivas ao aniversário de Iomerê, acontece no próximo dia 12 de julho o II Festival Gastronômico  Sabores de Iomerê, nas dependências do Salão Paroquial. No cardápio, Polenta ao molho, Costelão, Porco Pizza, Porco à Paulina, Marreco recheado e acompanhamentos. A animação será da Família Sartor.

Os ingressos podem ser adquiridos pelos telefones (49)9156-4429, 3539-5052 ou 9134-2219 e o evento abre oficialmente a Semana do Município. O Festival Gastronômico é uma promoção da Prefeitura de Videira, com apoio do CTG Tropeiro Crioulo, Comunidade de Linha Paulina e Comunidade Evangélica Luterana de Bom Sucesso.

PROGRAMAÇÃO DA FESTA


SEXTA-FEIRA – Dia 18
17h – DJ Deivid Zini
18h45 – Banda Santa Cecília e Coral Municipal
19h30 – Abertura e acendimento da fogueira
20h – Levitantes
21h – Os Montanari
22h – Show Pirotécnico
22h15 – Cézar e Paulinho
24h – Chiquito e Bordoneio – Baile

SÁBADO – Dia 19
17h – Mr. House
18h – Trio Bakana
19h15 – Richard Sanfer
20h30 – Musical JM
21h45 – Show Pirotécnico
22h – Oswaldir e Carlos Magrão
24h – Banda Karisma – Baile

DOMINGO – Dia 20
8h30 – Missa Italiana
9h30 – Recepção dos Jericos
10h30 – DJ Julinho
10h30 – Arrancadas eliminatórias
11h30 – Almoço da Família Iomerense
13h – DJ Jr. Guedes
13h15 – Arrancadão de Jerico
16h30 – Premiação do Arrancadão
17h – Anderson e Fernando
18h – Anjos do Hangar
19h – Grupo Candiero – Matiné

ai/UNO


Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios