Notícias Regionais

Festa de Nossa Senhora dos Navegantes em Laguna

Laguna – A tradicional festa em louvor à Nossa Senhora dos Navegantes deverá iniciar dia 30. Dia 2 de fevereiro, no bairro Magalhães, feriado municipal, será realizada procissão marítima pela lagoa Santo Antônio dos Anjos. Antes, ás 17h15min, tem celebração de Benção das velas e Benção da garganta. Ás 18h, acontece a procissão marítima com a imagem da padroeira.

Ás 20h, terceira Missa do Tríduo Festivo com padre Rafael Meurer Schilickmann.

Programação oficial

30/01 – 20h – Missa de abertura com Carreata e Benção dos Carros;

31/01 – 20h – Primeira Missa do Tríduo Festivo com Pe. Lenoir Steiner Becker;

01/02 – 08h – Missa com Pe. Rafael Meurer Schilickmann / 19h30 – Transladação com saída do Colégio Stella Maris  / 20h – Segunda Missa do Tríduo Festivo com Padre Itamar Faísca Nunes

02/02 – 17h15 – Celebração de Benção das velas e Benção da garganta

18h00 – Procissão Marítima com a Imagem da Padroeira saindo da Matriz

20h00 – Terceira Missa do Tríduo Festivo com Pe. Rafael Meurer Schilickmann e Encerramento da Festa.

Histórico

As pessoas que viajavam pelo mar pediam proteção à Nossa Senhora para retornarem aos seus lares. Maria era vista como protetora das tempestades e demais perigos que o mar e os rios ofereciam. A primeira estátua foi trazida de Portugal junto com os navegadores para o Brasil.  A região do Magalhães sempre foi envolvida com o porto da cidade, muitos trabalhadores e diretores moravam no bairro.  

No ano de 1911, para aproximar o povo ainda mais com a religiosidade, foi erguida a Capela de Nossa Senhora dos Navegantes e teve sua pedra fundamental lançada em dia 5 de novembro daquele ano.

A construção da Capela contou com o patrocínio do superintendente do Porto da Laguna, engenheiro Polidoro Santiago. Já em 1912, houve a primeira festa de Nossa Senhora dos Navegantes com grande número de fiéis que acompanharam a imagem da padroeira. A primeira missa realizada na Capela foi celebrada no dia 25 de dezembro de 1913.

Em 24 de fevereiro de 1966, foi criada a Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, pelo Decreto nº 21, assinado pelo bispo Dom Anselmo Pietrulla. Somente em 1967 foi construída a Casa Paroquial, sendo seu primeiro vigário o Padre Vandelino Shlickmann.

Em 1968 realizou-se a primeira Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, como paróquia.

Em 1º de maio de 1969, foi colocada a pedra fundamental para a construção da nova matriz, que teve seu início em 16 de maio do mesmo ano, sendo inaugurada no dia 27 de janeiro de 1979.

Taís Sutero
ai/UNOPress

Comentários

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo