Notícias Regionais

Exposição Itinerante

Jaraguá do Sul  – A programação de Maio – Mês dos Museus, dos Patrimônios e dos Espaços de Memória de Joinville apresenta a exposição itinerante O percurso da Escultura e os Olhares. A mostra inicia no Museu Casa Fritz Alt nesta quinta-feira (28/05) às 9 horas.

A exposição, que reproduz obras originais do escultor Fritz Alt, tem como objetivo estimular a visita das crianças aos museus, aprendendo sobre as artes e a história. Em parceria com a Secretaria da Educação, o museu vai receber crianças de escolas municipais, estaduais e particulares da região. A exposição pretende percorrer algumas escolas durante o mês de junho. A mostra é aberta ao público em geral e gratuita. A realização é do Museu Casa Fritz Alt e da Fundação Cultural de Joinville (FCJ).

Saiba mais sobre o Museu Fritz Alt:

O Museu Casa Fritz Alt é uma unidade da Fundação Cultural de Joinville (FCJ), criada em 1970, após a aquisição, pela Prefeitura Municipal, de um acervo de 80 peças e da casa-atelier, construída na década de quarenta, mediante concepção do próprio artista e do arquiteto Paul Helmuth Keller. Suas características arquitetônicas são únicas na cidade, enquadradas na arquitetura popular alemã da República de Weimar, e refletem uma escolha pessoal de integração de espaço trabalho-vida doméstica, tendo sido tombado (2005) como Patrimônio Arquitetônico Municipal.


Fritz Alt (1902-1968), artista plástico, nasceu na Alemanha e imigrou para o Brasil após a primeira guerra mundial, instalando-se em Joinville. Influenciou por meio de suas idéias e obras escultóricas toda uma geração em diversas cidades catarinenses: Joinville, Blumenau, Itajaí, São Francisco do Sul, Rio do Sul e Florianópolis. Sem compromissos com a modernidade criou obras que refletem preocupações históricas, releituras estéticas e metáforas plásticas de cunho autobiográfico, dentro de conceitos estéticos ligados ao neoclassicismo e ao romantismo.

O Museu Casa Fritz Alt tem uma coleção de 120 peças, preservando esculturas, relevos, pinturas e desenhos, além de fotografias, livros e objetos de uso pessoal, havendo projeto de expansão do acervo pela reprodução fac-similar de obras públicas do artista. Fritz Alt tem sido estudado pela rede de ensino, Universidade e Casa da Cultura, sendo de importância fundamental dentro da comunidade por ser referência como artista ancestral de Joinville.

Fundação Cultural de Joinville (FCJ)
Marlise Groth – Jornalista e Coordenadora de Comunicação
Jenifer Leu – Apoio de Comunicação


Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios