Notícias Regionais

Exposição fotográfica de Dani Garcia em Balneário Piçarras

Jornalista e observadora de aves desde 2012, Dani Garcia apresenta 60 fotos com as mais variadas espécies de pássaros encontradas no município e região

(2014) Balneário Piçarras – Acontece nesta segunda-feira, dia 15 de setembro, a abertura da exposição fotográfica ‘Pássaros do Meu Quintal’, da jornalista, escritora e observadora de pássaros Dani Garcia. A cerimônia de abertura acontece a partir das 19 horas, no Centro Cultural de Balneário Piçarras. A exposição contém 60 fotos com espécies de pássaros registradas em Balneário Piçarras e região e foi um dos projetos aprovados através do Edital Ivone Pires de Apoio à Cultura, lançado pela Fundação de Cultura no primeiro semestre. O patrocínio é da Prefeitura Municipal de Balneário Piçarras, através da Fundação Municipal de Cultura. A exposição fica aberta ao público até o dia 18 de outubro.

Segundo Dani Garcia, a mostra fotográfica integra um projeto iniciado por ela em 2012 em Balneário Piçarras. “A ideia do projeto surgiu quando comecei o registro fotográfico das espécies de pássaros que apareciam no quintal de minha casa. Fiquei surpresa com a quantidade de espécies observadas, e então resolvi registrar também boa parte dos pássaros que apareciam na vizinhança, no bairro Nossa Senhora da Paz onde moro, ampliando ainda os registros para as margens do Rio Piçarras, Penha e municípios por onde eu passava”, destacou a autora.

Dani Garcia destaca que em 2013, durante a semana de Meio Ambiente na Escola Monteiro Lobato, foi convidada a apresentar as fotos para os alunos da escola, destacando a beleza e a diversidade de passarinhos existente no bairro, além da importância da preservação ambiental e manutenção dos pássaros em liberdade. A palestra impulsionou o projeto, que já teve uma pequena exposição no Rotary Club de Piçarras em julho.

De acordo com a observadora de pássaros, no total, o projeto já conta com 122 pássaros registrados pelo Projeto, em sua grande maioria em Balneário Piçarras. Todas as espécies fotografadas estão registradas no “Wikiaves” – portal considerado hoje a “Enciclopédia das Aves no Brasil”.

“Com a observação de pássaros, a gente fica ainda mais consciente da importância de preservar os ambientes naturais à sua volta, para que mais pássaros possam aparecer. Comecei a perceber melhor também os que estavam em gaiolas. E são muitos”, lembra Dani Garcia.  “Esta exposição é aberta a toda comunidade, mas tem objetivo principal de conscientizar as crianças. Por isso, farei visitas monitoradas para escolas todas as segundas e terça-feiras, durante o período da exposição”, destaca. “Se hoje os pais têm pássaros silvestres na gaiola, amanhã essas crianças podem se tornar observadoras de pássaros e terem esses pássaros apenas em seu quintal, sendo as principais responsáveis pela defesa do patrimônio natural e pela preservação ambiental, agindo localmente para o bem do planeta”, concluiu.

ai/UNO

Comentários

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo