Notícias Gerais

Expogestão– – Encontro com a superação e grandes talentos

ImageJoinville – Congresso reúne notórias presenças nacionais e internacionais em palestras e painéis focados nas boas práticas de gestão. Expositores lançam serviços, produtos e soluções empresariais para o mercado corporativo e os Workshops proporcionam uma dinâmica envolvente.

Grandes nomes nacionais e internacionais são aguardados para mais uma edição da Expogestão – Congresso Nacional de Atualização em Gestão e Feira de Produtos e Serviços da Gestão que será realizada de 16 a 19 de junho, no Centreventos Cau Hansen, em Joinville (SC). O evento, lançado nesta terça-feira, dia 31 de março, em Joinville, entra em sua sétima edição e já está consolidado como uma grande oportunidade para líderes empresariais e gestores trocarem experiências, atualizarem tendências e estreitarem relacionamentos, unindo o pensamento à prática da gestão empresarial.

Em 2009 as palestras e debates girarão em torno dos grandes temas do momento: sustentabilidade, crise – as ameaças e as oportunidades, modelos inovadores, empreendedorismo e a busca da excelência.

Nove palestrantes e mediadores convidados para o Congresso já estão confirmados e, a exemplo de anos anteriores, trazem práticas de gestão inspiradoras. A expectativa é de que duas mil pessoas assistam às palestras – número alcançado na edição anterior. Em 2008 a feira teve cerca de 100 expositores e um público visitante de 10 mil pessoas. Destaque também para os 1.500 participantes que prestigiaram as 45 palestras dos Workshops Temáticos que abordaram Carreira Profissional, Vendas e Marketing, Gestão de Pessoas, Saúde e Estratégia.

Conteúdos de valor

A fórmula vencedora da Expogestão está associada ao compromisso de oferecer conteúdos de valor para os profissionais que atuam na gestão das empresas, reunindo Congresso, Feira, Workshops e Encontros Temáticos. “O sucesso das edições anteriores, e a experiência adquirida desde 2003, são a garantia que Santa Catarina novamente irá oferecer ao país uma oportunidade ímpar. Referência em tantos setores, o estado firma-se como um centro difusor das boas práticas de gestão, começando pelo próprio evento, que se mostra cada vez mais organizado e eficiente”, assinala o presidente da Associação Empresarial de Joinville (Acij), Udo Döhler.

“A Expogestão é um evento diferenciado. Ele reúne em um só lugar conhecimento, informação privilegiada, a possibilidade de ampliar a rede de contatos e acesso a novas tecnologias. É uma oportunidade única, um celeiro rico e um terreno fértil para todos que querem estar bem informados. A Facisc está junto com a Acij Jovem e a Acij na promoção deste evento, e reconhece a importância da Expogestão para a formação empreendedora dos nossos empresários”, afirma o presidente da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), Luiz Carlos Furtado Neves.

Emoção e superação

A abertura da Expogestão ficará por conta da apresentação do maestro João Carlos Martins, que falará sobre o tema Superação e interpretará canções escolhidas. O músico se eleva a um patamar raramente alcançado por outros artistas brasileiros no século XX. Considerado um dos maiores intérpretes de Johann Sebastian Bach, Martins teve como um dos pontos altos de sua carreira a gravação da obra completa para teclado deste gênio da música.

Logo após, devido a problemas físicos, teve que abandonar a carreira de pianista, canalizando para a regência sua paixão pela música. Incapaz de segurar a batuta ou virar as páginas das partituras dos concertos, João Carlos faz um trabalho minucioso de memorizar nota por nota, demonstrando ainda mais seu perfeccionismo e dedicação ao mundo da música.

Como regente, já gravou 5 CDs que foram lançados internacionalmente em 2005. Três deles foram gravados com a English Chamber Orchestra em Londres. E os outros 2, com a Bachiana Chamber Orchestra, orquestra organizada e dirigida por João Carlos, que reúne alguns dos melhores músicos do Brasil.

O maestro que lota as salas de concerto no Brasil e no mundo tem se dedicado a trabalhos sociais, levando uma orquestra jovem formada por alunos da Faculdade de Artes Alcântara Machado (FAAM) para orfanatos em São Paulo, Centros Educacionais Unificados (CEU’s) e a concertos em praças.

Orquestra pré-profissionalizante do gênero sinfônico, a Orquestra Bachiana Jovem é formada por 35 promissores talentos jovens de diferentes classes sociais, universitários do curso de música em faculdades e universidades em São Paulo, com reconhecimento nacional. Os jovens músicos são orientados por notáveis professores e artistas conceituados em nível nacional e internacional, sob a supervisão do maestro João Carlos Martins.

Grandes nomes confirmados

O congresso prioriza o formato de troca de experiências e o evento deste ano trará a Joinville nomes mundialmente conhecidos. Prêmio Nobel de Economia em 1992 e ganhador de um elenco infindável de títulos honorários e condecorações, Gary Becker é reconhecido como um dos economistas mais influentes do mundo. Suas teorias inovadoras fundiram as barreiras entre economia e sociologia, de forma extremamente criativa. Estudioso há décadas do papel do capital humano na economia, ele aborda o tema Economia e Negócios mostrando suas reflexões de maneira especialmente oportuna para que se entenda como sair da crise que o mundo atravessa.

O painel Liderança Empresarial traz neste ano exemplos de pessoas que fazem a diferença na condução das companhias e geram transformação. O ex-ministro de Desenvolvimento, presidente do Conselho de Administração da Sadia e da Fundação Amazonas Sustentável, Luiz Fernando Furlan, será um dos debatedores nesta discussão sobre a sustentabilidade vista sob a ótica do líder que a torna realidade. O diretor executivo da Klabin, Dr. Roberto Klabin, que também preside a Fundação SOS Mata Atlântica, dividirá com Furlan a responsabilidade de falar sobre o tema.

O painel – com o tema Lideranças Transformadoras – Reinventando o Futuro -, será moderado e apresentado pelo jornalista e presidente e fundador do Grupo de Líderes Empresariais (Lide), João Dória Junior, um dos nomes mais influentes no mundo empresarial. Jornalista e publicitário, ex-presidente da Embratur, foi diretor de Comunicação da Rede Bandeirantes de Televisão e fundou inúmeros institutos e associações. Autor de “Sucesso com Estilo” e “Lições para Vencer”, é membro do Conselho Consultivo do Governo de Santa Catarina, presidente da Videomax Produções e da Dória Associados, vice-presidente do São Paulo Convention & Visitors Bureau e controlador do Grupo Casa Cor.

A Expogestão 2009 também apresenta o lord inglês Michael Hastings, diretor Global de Cidadania Corporativa e Diversidade da KPMG Internacional. Dentro do tema sustentabilidade e numa visão macro, com foco no que as organizações fazem nesta área (as boas práticas de governança corporativa no mundo), o especialista afirma que o respeito ao meio ambiente, a honestidade dos líderes e o bom tratamento dado aos funcionários têm, além da dimensão ética, peso econômico. Hastings é especialista no planejamento e gestão de capital doado pelas empresas, dentro da chamada governança corporativa.

Em 2003, ele foi o primeiro chairman de responsabilidade social corporativa da BBC de Londres. Hastings é também o representante da KPMG no World Business Council for Sustainable Development (WBCSD). Em janeiro de 2003 foi nomeado comandante do Império Britânico e, dois anos depois, membro da Câmara dos Lordes do Parlamento Britânico. Também é diretor não-executivo do comitê de apoio à comunidade da British Telecom.

Modelos inovadores – a experiência vencedora da Índia

Há não mais de dez anos, quem teria imaginado que Bollywood se tornaria um império econômico e cultural, capaz de vencer o Oscar? Qual estratégia foi seguida para transformar um mercado improvável em um dos maiores fenômenos de negócios dos últimos tempos? Como a Índia consegue produzir duas vezes mais filmes que Hollywood? Quanto gera essa indústria, que cresce anualmente a uma velocidade vertiginosa?

Essas e outras fascinantes questões serão explicadas em primeira mão pela cineasta indiana Sharada Ramanathan, produtora de Bollywood, diretora e fundadora da Golden Square Films. Ela mostrará, falando sobre o tema Gestão e Negócios, como Bollywood se tornou um império econômico e cultural, capaz de vencer o Oscar. Empresária, é diretora da MS Media e diretora da Golden Square Films, onde também atua em propaganda e comunicações corporativas. Ex-consultora da Fundação Ford, onde trabalhou por uma década, é membro do conselho do Fórum Cultural Mundial 2009 da Índia e assessora especial em economia criativa para as Nações Unidas.

Os congressistas ainda terão acesso ao painel Cultura Empreendedora, mediado pelo presidente do Instituto Empreender Endeavor, Rodrigo Telles.  A organização é um dos maiores institutos de empreendedorismo do mundo (com sede também nos Estados Unidos) e tem a missão de promover o desenvolvimento sustentável por meio de apoio a empreendedores inovadores e do incentivo à cultura empreendedora, gerando postos de trabalho e renda. Já está confirmado o nome do presidente do Grupo Randon, Raul Randon, que falará sem segredos e com simplicidade sobre como levantou, criou empresas, gerou desenvolvimento, tornou-se um grande líder e exemplo para outros empresários.

Ingressos antecipados

Os ingressos para a Expogestão 2009  começam a ser vendidos a partir de 2 de abril e as compras antecipadas receberão descontos. Também existem pacotes diferenciados para empresas e entidades que firmarem parceria com a Expogestão. O evento ainda oferece o chamado plano corporativo para empresas que inscreverem mais de cinco executivos. O pagamento poderá ser feito com cartão de crédito ou com boleto bancário. Informações pelo www.expogestao.com.br.

O ingresso permite ao congressista a transferência da sua titularidade, ou seja, o portador poderá ceder o seu passe a outra pessoa em caso de impossibilidade de participar de determinada palestra. Assim, as empresas aproveitam melhor o investimento e mais pessoas têm a oportunidade de participar.

Workshops: uma dinâmica envolvente

Os workshops acontecem em salas especialmente montadas no ambiente da Feira de Produtos e Serviços da Gestão, possibilitando a apresentação técnica e comercial de produtos e serviços, cases empresariais, palestras de interesse empresarial e debates.  Isso atrai público qualificado para a feira, resultando em relacionamento e negócios para os expositores e promotores das palestras.

Entidades convidadas apresentam palestras temáticas, com casos práticos. Já está confirmada nos Workshops a participação da Associação Brasileira de Recursos (ABRH) e do Movimento Catarinense de Excelência (MCE), em conjunto com o Núcleo de Gestão Empresarial da ACIJ. A participação do público é feita mediante convites distribuídos pelos promotores de cada workshop.

Feira de Produtos e Serviços da Gestão

A feira, organizada pela Messe Brasil, traz empresas renomadas e que buscam ampliar relacionamento com o público da Expogestão, expondo produtos e serviços para gestão moderna. Setores como Recursos Humanos, Tecnologia da Informação, Gestão da Saúde, Marketing, Comunicação, Capacitação Profissional, e Soluções Empresariais são os destaques desta feira, que a cada ano conquista público qualificado em busca de soluções para suas empresas.

Outro destaque é o Espaço do Executivo Moderno, destinado a expositores com produtos e serviços que fazem parte do dia a dia e lazer do executivo moderno e que são objetos de desejo.  “A feira e os workshops possibilitam aos empresários reunir um grande número de clientes e prospects nos estandes, estreitando o relacionamento e gerando novos negócios”, assinala Luiz Felipe Lepeltier, gerente Comercial da Messe Brasil. 

EDM Logos/UNO

Comentários

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo