Notícias Regionais

ETA Sul vai beneficiar 70 mil habitantes

ImageJaraguá do Sul – As obras na Estação de Tratamento de Água da região Sul de Jaraguá (ETA Sul), na localidade de Garibaldi, começaram na semana passada. A estação será responsável pelo abastecimento de cerca de 70 mil habitantes. A previsão é de que os moradores dos bairros Jaraguá 84, Jaraguá 99, Parque Malwee, Barra do Rio Cerro, Rio da Luz, São Luís, parte do Bairro Jaraguá Esquerdo e parte da Barra do Rio Molha passam a receber água tratada do Rio Jaraguá a partir de 2011.

O terreno, comprado pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) em 2007, tem 95 mil m² e começa a ser demarcado e estaqueado para o início das obras de instalação da ETA Sul. O motivo da ampliação é a crescente demanda de água do município, que tem uma das maiores taxas de crescimento do estado (4% ao ano) e recebe de cem a 120 novos pedidos de ligações de água por mês. A obra vai dar garantia de abastecimento de água à população jaraguaense por 10 a 15 anos. Atualmente a ETA do Bairro Água Verde, principal fonte de abastecimento do município, trabalha com quase 100% de sua capacidade.

A ETA Sul vai custar ao Samae R$ 8 milhões, incluindo a instalação da nova rede de água. O nível de turbidez do Rio Jaraguá, no trecho em que será captado, é muito menor que o do Rio Itapocu. Enquanto o Itapocu registra 4 mil NTU (medida de turbidez), o Jaraguá tem 400 NTU. Com a ETA Sul serão 13 milhões e 800 mil litros de água tratada por dia, que passarão pelos tanques de pré-sedimentação, floculação, decantação, filtração, desinfecção (adição de cloro) e tratamento com flúor.

Fonte:Clarissa Borba
Jornalista


Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios