Notícias Regionais

Estrada no Rio Cerro II é recuperada depois de deslizamento

Jaraguá do Sul – Máquinas da Secretaria de Obras da Prefeitura de Jaraguá do Sul trabalham na liberação de um trecho da rua Gustavo Gumz, no Bairro Rio Cerro II. A estrada ficou completamente interditada depois que um morro desmoronou e o barro, as pedras e troncos de árvore tomaram conta da via. O deslizamento foi o maior que aconteceu durante as chuvas intensas de novembro do ano passado em Jaraguá e só foi recuperado agora porque o solo ainda estava muito úmido nos primeiros meses do ano. A rua ligava a localidade de Tifa Javali (Rio Cerro II) à Tifa Alma (Rio Cerro I). Os moradores não ficaram sem acesso, já que a SC-416 também liga as duas localidades. A previsão é de que a estrada esteja novamente aberta ao trânsito em 20 dias.

Com o maquinário, uma nova estrada está surgindo, acima da anterior, porque o barro e as pedras cobriram todo o antigo trajeto. Hoje à tarde a via começou a ser aberta e numa segunda etapa será colocado macadame, além de tubos que vão facilitar a passagem de córregos.

A bananicultora Beatriz Hass, 48 anos, acompanhou o deslizamento de 240 mil m² de terra, logo acima da casa onde mora. Ela e o marido foram acordados pelo barulho de água, pedra e árvores às 6 horas do dia 26 de novembro. “A janela tremia e não sabíamos o que estava acontecendo. Pulamos a janela e saímos correndo. Sair com vida de lá já era lucro”, lembra, com apreensão. Depois de fugir do deslizamento, que não atingiu a residência apenas por alguns centímetros, o casal pôde observar o estrago que a terra encharcada fez no morro de mata virgem. O barro caiu também sobre um córrego e desviou a água para a residência, causando alagamento. Com a recuperação da estrada, Beatriz espera normalizar o transporte da banana de sua propriedade.

Essa é a última estrada a ser recuperada devido a deslizamentos ocorridos no final de 2008. Antes de Rio Cerro II, já foram feitas melhorias em três vias, entre elas, ruas que ligavam Jaraguá do Sul a Rio dos Cedros e Jaraguá a Corupá (por Ribeirão Cacilda).

(Fonte: Valdir Bordin, secretário de Obras. Telefone: (47) 2106-8625)
Repórter : Clarissa Borba

Comentários

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo