Notícias Gerais

Estados Unidos devem consumir carne suína catarinense até o final do ano

Florianópolis – O governador Luiz Henrique recebeu a confirmação do secretário-adjunto para Marketing e Programas Regulatórios do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), Edward Avalos, de que já estão adiantadas as tratativas para autorização da entrada da carne suína catarinense no mercado norte-americano. Avalos sinalizou positivamente para a aprovação do pedido, que atualmente está sob análise do Departamento de Agricultura. Ele previu ainda que deve vir no fim do ano ao Estado assinar a medida de liberação. “Com esta confirmação, demos mais um importante passo para a conquista do mercado americano”, afirmou o governador nesta terça-feira (9), em Washington.

A abertura do mercado americano à suinocultura de Santa Catarina tem grande valor estratégico, haja visto o rigor com que o país trata a questão da entrada de produtos animais em seu território. Para Luiz Henrique, a credibilidade da carne catarinense aumentou, sobretudo, devido à conquista do status de área livre de aftosa sem vacinação, no ano de 2007. “Essa visita foi muito importante, pois sentimos do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos uma grande vontade de resolver a questão e consideramos uma vitória a disposição deles em viajar a Santa Catarina para assinar a medida”, complementa o governador.

O secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Inácio Kroetz, o secretário de Relações Internacionais do Agronegócio, Célio Porto, e o secretário especial de Articulação Internacional, Vinícius Lummertz, acompanharam Luiz Henrique. “Santa Catarina está dando o exemplo e esperamos que, a partir dessa conquista, os demais Estados façam a sua parte e a gente consiga ampliar a medida no Brasil”, afirmou Kroetz.

Ainda em Washington, o governador Luiz Henrique irá se reunir, na quarta-feira (10) pela manhã, com a diretora de Desenvolvimento Sustentável para América Latina do Banco Mundial, Laura Tuck.


O governador e comitiva terão encontro, na quinta-feira (11), com o ex-prefeito de Nova Iorque, Rudolph Giuliani, que está ajudando no projeto preliminar da política de longo prazo para área de Segurança Pública nos próximos 20 anos em Santa Catarina. A comitiva irá conhecer os melhores parâmetros do programas na área de Segurança Pública da cidade de Nova Iorque, que poderão servir como exemplo para Santa Catarina. Luiz Henrique visitará ainda o Corpo de Bombeiros de Nova Iorque e a Central de Gerenciamento de Emergências da Cidade de Nova Iorque.

Na sexta-feira (12), também em Nova Iorque, o governador e comitiva estarão na Divisão de Narcóticos e Combate ao Narcotráfico da Cidade de Nova Iorque. Em seguida, haverá um encontro com o cônsul-geral do Brasil em Nova Iorque, embaixador Osmar Chohfi.

AI/Redação 24 Horas


Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios