São Bento do Sul – Em março de 2010 foram registrados os primeiros dados da Estação Meteorológica do Samae (Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto) instalada em cima do reservatório de água na rua João Pauli. Desde então o município passou a acumular informações sobre temperatura, condições de vento, níveis e períodos de chuva, passando a ser importante ferramenta de pesquisa para profissionais de diversas áreas como construção civil, agricultura, e população em geral.
Os dados são atualizados a cada quinze minutos e disponibilizados através do site da autarquia. O pesquisador ainda pode confrontar dados, conforme explica o presidente Geraldo Weihermann. “Os relatórios são de fácil entendimento, sendo possível acompanhar os picos de temperatura, por exemplo, saber o dia mais quente e mais frio de cada mês e assim com os demais dados”.
Desde a implantação do sistema, a página do Samae já recebeu mais de 600 mil visita. Weihermann comentou que geralmente os picos de acesso acontecem quando ocorre um fator estimulante. “Um dia com chuva muito forte, ventania, muito calor ou muito frio, são estimuladores de pesquisa, ou seja as pessoas tem curiosidade em saber os dados do clima e a Estação apresenta essas informações em tempo real e com credibilidade”, afirma.
Ainda na mesma época foi instalado um pluviômetro para medir a quantidade de chuva na região de Rio Vermelho, local onde é feita a captação de água da cidade. Em comparação com os dados apresentados pela Estação, que fica nas proximidades do centro, os níveis de chuva no ponto de captação da água são mais elevados. Enquanto no Rio Vermelho foram registrados 2.515,8 mm de chuva em um ano, na Estação foram constados 1.889,3 mm. Todos os dados da Estação Meteorológica estão disponíveis no site www.samaesbs.sc.gov.br.
Curiosidades
Extremos de medições no período de março de 2010 e fevereiro de 2011
Maior temperatura: 31,7ºC no dia 20/12/2010
Menor temperatura: -1,4ºC no dia 14/07/2010
Maior precipitação de chuva: 69,3mm no dia 26/04/2010
Maior rajada de vento: 86Km/h no dia 09/11/2010