Notícias Regionais

Estação meteorológica da Epagri/Ciram em Barra do Sul

Barra do Sul – Com o início das operações da estação meteorológica em Balneário Barra do Sul, nesta quinta-feira, 5, a área de cobertura da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Joinville passa a ter oito pontos de observação. Os locais fazem parte da rede de monitoramento da Epagri/Ciram, que possui também aparelhagens hidrológicas e agrometeorológicas, totalizando mais de 300 unidades convencionais e automáticas instaladas no Estado.

Inaugurada no bairro Salinas, a estação automática é a mais completa de todas e verifica a velocidade e direção do vento, radiação solar, precipitação, temperatura, molhamento foliar e umidade relativa do ar. Os equipamentos foram adquiridos por R$ 60 mil pela Secretaria da Agricultura e da Pesca, com recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). O Município investiu R$ 5 mil na instalação dos mesmos.

Os aparelhos realizam, a cada 15 minutos, a medição dos dados. Os registros coletados são transmitidos, de hora em hora, para um banco de dados e podem ser visualizados no link Monitoramento, do site ciram.epagri.sc.gov.br. De acordo com o gerente regional da Epagri, Onévio Zabot, as informações servem para avaliar as condições climáticas, podendo auxiliar na prevenção de desastres naturais. “É possível aperfeiçoar a previsão do tempo, além de formar um histórico, com a identificação das áreas de risco”, explicou.

A rede de monitoramento de Santa Catarina permite, por exemplo, o acompanhamento de precipitação e nível de rio, em situação de chuva intensa, para a emissão de alertas aos órgãos responsáveis. Os dados disponibilizados à sociedade podem auxiliar em linhas de pesquisa, bem como serem utilizador por instituições, entre elas, universidades. “As informações em tempo real beneficiarão ainda a agricultura de precisão, onde as condições climáticas são fundamentais para o bom resultado”, finalizou Zabot.


Estação agrometereológica: Mede temperatura, umidade relativa do ar, precipitação e molhamento foliar
Municípios: Garuva, Joinville e São João do Itaperiú

Estação hidrológica: Mede precipitação e nível do rio
Municípios: Barra Velha e Araquari

Estação meteorológica: Mede velocidade e direção do vento, radiação solar, precipitação, temperatura, molhamento foliar e umidade relativa do ar

Município: Joinville, Itapoá e Balneário Barra do Sul


Foto: Glaene Vargas
ai/UNO

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios