Notícias Regionais

Estação de monitoramento do Rio Mãe Luzia em Forquilhinha

Forquilinha – Dentro de pouco tempo o município de Forquilhinha vai ter instalada uma estação de monitoramento de chuvas, nível e vazão do Rio Mãe Luzia. A estação terá a manutenção e monitoramento de uma equipe de engenheiros da Epagri e deverá ser instalada ao lado da Passarela das Origens, no centro da cidade.

Ao todo cem novas estações como esta estarão sendo instaladas em diversas cidades de Santa Catarina, com forma de auxiliar na prevenção de catástrofes como enchentes e até estiagens, como esta atinge a região no momento. Segundo o engenheiro Sanitarista e Ambiental da Epagri, José Luiz Rocha Oliveira, todos os dados estarão disponíveis na internet para todo o público. Além disso, haverá o acompanhamento permanente de técnicos da empresa monitorando os dados e alertando a população em caso de risco.

“Se houvesse um sistema como esse na enchente de dezembro de 1995, com certeza as pessoas não teriam sido pegas de surpresa, acordando já com água dentro de casa”, afirmou Oliveira. O secretário de Obras e Coordenador da Defesa Civil de Forquilhinha, Diego Passarela, a prefeitura irá participar com equipamentos e pessoal para a instalação da estação, além de ceder o espaço onde funcionava a estação de monitoramento, na casinha ao lado da Passarela. “Temos total interesse que esta estação esteja funcionado o mais breve possível e vamos disponibilizar tudo o que tiver ao nosso alcance”, enfatizou Diego.

Já foi feita uma vistoria no local com representantes da Epagri e da Prefeitura e foi constatado que o local é ideal para a instalação da estação. Segundo o Sociólogo da Epagri, Nelso Figueiró, os equipamentos já estão em Florianópolis e deverão vir em breve para serem instalados. “Precisamos apenas acertar detalhes técnicos para a instalação e já traremos tudo para Forquilhinha”, completou.


Diego Passarela
ai/UNO

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios