Notícias Regionais

Escolas Municipais de Blumenau se preparam para participar da Prova Brasil

Blumenau – De 23 a 30 de novembro, alunos de Ensino Fundamental de todas as escolas municipais de Blumenau participam da Prova Brasil, desenvolvida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inpe) e pelo Ministério da Educação.

O objetivo do exame é avaliar o desempenho em Língua Portuguesa e Matemática de alunos de 4ª e 8ª séries (5° e 9° anos) das escolas públicas brasileiras e assim obter   um diagnóstico da situação nacional e regional da educação no País.

Em Blumenau, serão avaliados cerca de 5,1 mil alunos de 37 escolas municipais. Os conteúdos, com foco na leitura e interpretação de textos e na resolução de problemas matemáticos, estão distribuídos em 44 e 52 questões para 4ª e 8ª série, respectivamente. O exame será aplicado no horário regular das turmas, com duração total de 2h30 min de avaliação.

Os dados resultantes da Prova Brasil, aplicada a cada dois anos, são utilizados para calcular o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e melhorar a qualidade do ensino básico.


Em Blumenau, a última avaliação foi realizada em 2007, quando o município obteve média de 4,8 nas séries iniciais e de 4,3 nas séries finais – desempenho acima da média nacional. A meta do Governo Federal é que Estados, municípios e escolas deverão melhorar seus índices e contribuir para que o Brasil chegue à meta 6 em 2022. Segundo o secretário-adjunto de Educação de Blumenau, Osmar Matiola, o objetivo da secretaria é antecipar o desempenho para 2011.

Fonte: Assessoria de imprensa

 


Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios