Notícias Regionais

Escola Júlia Lopes de Almeida em Blumenau é referência nacional em gestão escolar

Blumenau – Direção, professores, funcionários e alunos da Escola de Educação Básica (EEB) Júlia Lopes de Almeida, de Blumenau, comemoraram nesta terça-feira (17) a conquista da etapa estadual do Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar.

A unidade ganhou o diploma de Escola Referência Nacional em Gestão Escolar 2009, mais R$ 2 mil reais e uma coletânea de vídeos educativos doados pela Fundação Roberto Marinho.

A EEB Júlia Lopes de Almeida atende alunos em tempo integral. Eles entram às 8h e saem somente no final da tarde e recebem três refeições. Num dos períodos participam de atividades em sala de aula, com as disciplinas regulares.  Em outro, participam de atividades complementares.

Um dos projetos diferenciados que ajudaram a escola a conquistar o prêmio é o ”TV na Escola”, onde os alunos fazem um telejornal. Todos aprendem a desenvolver as atividades de produção, elaboração e edição de matérias.

Os estudantes aprendem ainda artesanato, teatro, música e jogos, têm aulas de educação ambiental, produção textual e línguas. Todas as atividades são orientadas e conduzidas pelos professores.

A Júlia Lopes de Almeida disputará o Prêmio Destaque Nacional em Gestão Escolar com as escolas que receberam o mesmo prêmio em seus Estados.  O evento acontecerá em novembro, em Brasília, durante a reunião do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Educação (Consed).

O diretor da escola EEB Júlia Lopes de Almeida, Adijanes Vitor Zimermmann, falou da emoção e do impacto do prêmio na comunidade escolar. “Foi muito emocionante sabermos que conseguimos, mais uma vez, conquistar um prêmio nacional de tanta importância”.

Segundo o diretor, todos os que integram o corpo docente (professores) e discente (alunos) da unidade são merecedores da premiação. A escola também venceu o concurso nacional da Microsoft e o Prêmio Nacional Professores do Brasil, em 2009.

Zimermmann lembra a enchente de novembro 2008. Naquele período, a Júlia Lopes de Almeida serviu de abrigo aos desalojados. “A catástrofe nos veio à cabeça neste dia tão importante para nós. Quando as pessoas saíram da escola, ela teve de ser reformada e com a ajuda da comunidade, a levantamos novamente”, relembra.

A gerente regional de Educação de Blumenau, Simone Malheiros, definiu a escola como “guerreira, que luta anualmente para conquistar o prêmio por meio da união entre todos os seus segmentos. O prêmio é de grande valia e mostra a importância do trabalho em equipe, a união e o empenho do grupo”, destaca ela.

Histórico – A EEB Júlia Lopes de Almeida trabalha há seis anos com o Projeto Escola Pública Integrada. O projeto da Secretaria de Estado da Educação (SED) é baseado no conceito de escola integrada à comunidade, currículo em tempo integral e gestão compartilhada entre Estado e Município.

Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar – Criado em 1998, o Prêmio \estimula a melhoria do desempenho da unidade escolar e o sucesso daaprendizagem dos estudantes. Além disso, valoriza as escolas que realizam projetos e práticas eficazes de gestão.

É um dos mais relevantes instrumentos de mobilização da autoavaliação das escolas públicas brasileiras. Ao todo, 19.230 escolas já participaram da premiação e 580 diplomas Escola Referência Nacional em Gestão Escolar foram entregues.

O Prêmio é uma iniciativa do Consed, em parceria com a União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Unesco e Fundação Roberto Marinho.

AI/Redação24Horas

Comentários

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo