Notícias Gerais

Encontro define estratégias para a educação catarinense

Florianópolis – Com a presença de 1600 educadores, prossegue o programa Educação: Construindo Qualidade, promovido pela Secretaria de Estado da Educação. Durante a solenidade de abertura, na noite da última segunda-feira, o governador Luiz Henrique da Silveira e o secretário Paulo Bauer saudaram os professores e destacaram os avanços da educação catarinense nas avaliações nacionais.

Na abertura desta segunda etapa, que acontece em Joinville até amanhã (10), além de citar a importância da troca de experiências entre os gestores, Luiz Henrique não esqueceu a expectativa dos servidores da educação quanto à valorização da categoria. Lembrou que, mesmo com uma inflação de 39% durante sua gestão, foi ainda possível elevar o salário do setor em 109%.

Implantamos um sistema que valoriza os salários menores, através da política de abonos, comentou. Paulo Bauer reafirmou o compromisso do governo em atender ao pedido dos profissionais da Educação. Mas, para qualquer medida neste sentido, é necessário que o Estado esteja com a economia estabilizada, pois ainda estamos vivendo os reflexos da catástrofe climática do ano passado e da crise financeira mundial”, argumentou o secretário.

Sobre o programa, que neste ano foca o ensino e a aprendizagem, a diretora de Educação Superior e coordenadora do encontro, Mariléia Gastaldi, reafirmou que a escola é o reflexo de seu diretor, destacando a importância de mobilizar as unidades de ensino para definir estratégias dentro de um novo modelo de gestão. Para o secretário, este é um evento de grande importância, que oferece ferramentas eficazes de trabalho para diretores e professores. Os alunos ganham muito.


Queremos que eles aprendam mais e que os professores sejam ainda mais eficazes, citou Bauer ao enumerar os temas que estão na pauta do encontro, como inclusão, exclusão e violência. São assuntos que fazem parte do cotidiano escolar e sobre os quais a sociedade espera o posicionamento do Estado para melhor orientar os futuros cidadãos.

Nesta terça-feira, até as 11h30min, o professor Mário Sergio Cortella aborda o  tema "Gestão Curricular: fios que tecem o ensino e a aprendizagem". Autor de inúmeras obras sobre Filosofia e Educação, o conferencista (doutor em Educação) é também reconhecido pelos artigos publicados nos principais jornais e revistas do País.

Na parte da tarde, seguem as discussões sobre "a escola como espaço de promoção da cidadania" e, na manhã de quarta-feira (dia 10),   "diversidade e inclusão no espaço escolar: diferenças e preconceitos". Esses temas serão apresentados nas mesas redondas, pelos educadores Ivair Augusto dos Santos, Helen Cristine Sanches, Regina Célia Hostins, Maria Manuela Valença, Jeruse Romão e Cássia Ferri.

Reconhecimento – Durante a solenidade, a Diretoria de Valorização do Estudante premiou nove alunos selecionados no concurso "O Artista Sou Eu. Os estudantes que ilustraram os cadernos que fazem parte dos kits escolares entregues às escolas da rede estadual.


Os vencedores foram: Diego Vieira, da EEB Nelson Pedrini de Joaçaba; Leonardo Henrique Pacheco, da EEB João Winckler de Xanxerê; Bruna Caroline Wisznieiwski, da EEB Leopoldo Koprowski de Benedito Novo; Daiane Diogo, da EEB Cecília Bertha Hildegard Cardoso de Lontras; Camila Wendorf, da EEB Prof. Valdete I P Zindars de Jaraguá do Sul; Yasmin Paula Cesco, da EEB Deodoro de Concórdia; Poliana Maria Gregolin, da EEB Augusto Collato; Taís Aparecida Alves e Maicon Sidnei Monteiro da EEB Julia Baleoli Zaniolo de Canoinhas.  
           
Fonte:Secretaria de Estado da Educação

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios