Notícias Gerais

Encontro com Jovens Empreendedores Rurais em Lages

Lages – No dia 12 de agosto acontece o Encontro de Jovens Empreendedores do Meio Rural Catarinense, no Centro Serra Convention Center, em Lages, na Serra catarinense. O evento é uma iniciativa do governo estadual executada pela Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca e da Epagri, com recursos do Programa SC Rural.

A realização do evento é parte de uma das demandas dos jovens que participaram ou estão participando dos cursos de Formação em Liderança, Gestão e Empreendedorismo. “Queremos garantir a participação desses jovens em eventos que encontrem, conheçam e troquem experiências com outros jovens de todo o Estado e que tenham possibilidade de expor suas demandas, questões e expectativas”, destacou o secretário executivo do Programa SC Rural, Julio Cezar Bodanese.

Na programação está prevista, na parte da manhã, uma conversa com o governador Raimundo Colombo e a palestra com Vico Iasi, repórter do Globo Rural, que vai abordar informação jornalística e participação do jovem no desenvolvimento do campo. No período da tarde, serão apresentados os cases de sucesso dos jovens empreendedores. A meta da organização do evento é alcançar cerca de mil participantes entre jovens, familiares, lideranças, técnicos extensionistas e instituições parceiras.

O curso


O curso de Formação em Liderança, Gestão e Empreendedorismo teve início em 2013. Esse é um processo de formação que atinge 300 jovens rurais por ano, divididos em 12 turmas. Para participar, basta procurar um escritório da Epagri para seleção, ter entre 18 e 29 anos e  estar no meio rural e pesqueiro.

O objetivo geral proposto é o de contribuir com o processo de formação dos jovens rurais como protagonistas do desenvolvimento sustentável com cidadania no campo, promovendo liderança, empreendedorismo, espírito solidário e iniciativas inovadoras que agregam valores a produtos, serviços e espaços numa perspectiva ecocultural.

Bodanese contou que o curso tem trazido belos exemplos para o Estado e que uma das metas do Governo é a capacitação de jovens no campo. “Quando firmado contrato com o Banco Mundial, durante renovação do Programa SC Rural, assumimos o compromisso de capacitar 1,5 mil jovens em empreendedorismo. Trabalhamos também a inclusão digital, incentivando a conexão deles com o mundo e uma visão global”.

Rafael Vieira de Araújo
ai/SECOM


Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios