Notícias Gerais

e-Mail, ágil, rápido e … perigoso.

O e-mail, que já foi chamado de correio eletrônico, é, sem dúvida, uma das melhores invenções a serviço da humanidade. Mas o que nos facilita o contato com familiares, amigos e profissionais com os quais trabalhamos, também abre a porta para todo o tipo de golpe digital. Os especialistas do fiquetranquilo – site do Grupo Nordeste, líder em segurança privada no Brasil -advertem que os criminosos virtuais estão, a cada dia, mais ousados e criativos. Na dúvida, advertem, delete o e-mail. Se for algo sério, você poderá confirmar com o suposto emissor da correspondência digital.

Não por acaso, a maioria esmagadora dos golpes induz o internauta a clicar em um link, com múltiplos objetivos: atualizar um cadastro, baixar um antivírus (!), verificar alguma pretensa dívida vencida etc. Ou a abrir um anexo, que, muitas vezes, instala um vírus ou phishing (programa que, como diz seu nome em inglês, tenta pescar dados como logins e senhas).

Na verdade, órgãos governamentais, bancos, lojas e outros prestadores de serviço JAMAIS pedem a clientes que cliquem em um link, nem enviam anexos à mensagem. Muitos internautas recebem falsos e-mails de órgãos como Receita Federal, Polícia Federal e ficam assustados. Podem esquecê-los: essas instituições continuam convocando eventuais implicados em algum problema ou investigação via carta ou telegrama. Ou até pessoalmente.

Os especialistas do fiquetranquilo também alertam para outra maneira que os criminosos encontraram para aplicar seus golpes pela Internet: despertar nosso desejo inato de levar vantagem, sempre. Oferecem preços incompatíveis com produtos e serviços. Nesse caso, vale a sabedoria popular: quando a esmola é grande demais, desconfie.

Segundo nossos especialistas, devemos, também, ter muita cautela em relação aos assuntos tratados em e-mails. Eles não são 100% imunes à curiosidade e bisbilhotice de bandidos. Informar que recebemos um reajuste salarial, compramos um carro novo ou fatos semelhantes, pode chamar a atenção de criminosos para nós e nossas famílias. E abrir o apetite de bandidos para crimes como sequestros.

by FIQUETRANQUILO.COM

Comentários

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo