Notícias Regionais

Educação e Saúde se unem para desmistificar a sexualidade para alunos de 8º ano

Jaraguá do Sul  – Aproveitando o Dia Mundial de Luta contra a Aids, 22 alunos do 8º ano da Escola Municipal Santo Estêvão dividiram conhecimento hoje com 80 alunos do 6º ao 9º ano. Falaram sobre prevenção contra a Aids, dados numéricos da doença na região, histórico do HIV e passaram um DVD do Ministério da Saúde com depoimentos de soropositivos. Além da conversa, distribuíram bótons com laços vermelhos (símbolo da luta contra a Aids) e fôlderes explicativos. "O mais legal de tudo isso é que os alunos conseguiram ligar o tema sexualidade com a saúde e, com isso, desmistificaram o assunto", comenta Leníria, uma das coordenadoras do grupo.
 
A iniciativa de orientar os alunos sobre sexualidade partiu do professor de Ciências da escola, Juliano Cristofolini. Ele percebeu que os alunos não se sentiam à vontade para falar sobre o assunto e conversou com a supervisora da escola. A solução veio da parceria entre as secretarias da Educação e da Saúde, que se uniram para orientar os adolescentes.
 
De outubro a dezembro de 2009, a psicóloga Leníria Menel, da Educação, e o enfermeiro Jadson Kreis, da Saúde, prepararam oito encontros para os adolescentes do 8º ano com temas como saúde reprodutiva, relacionamento, prevenção a Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e gravidez na adolescência. Os alunos agora se sentem mais à vontade para falar sobre sexo e sexualidade e ainda se disponibilizam a formar uma equipe para repassar o conhecimento adiante. O primeiro passo foi a palestra de hoje, sobre Aids.
 
 
Fonte: Leníria Menel – psicóloga encarregada de ações educativas da Secretaria Municipal da Educação – 2106-8126
Escola Municipal de Ensino Fundamental Santo Estêvão – supervisora Iara Vieira – 3055-8224

Fonte : Diretoria de Comunicação

Comentários

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo