Notícias Gerais

Dia Mundial de Doação de Leite Humano em Joinville

Joinville – As mães na fase de amamentação e com bastante leite podem fazer a diferença. É possível doar o leite materno para bebês prematuros ou nascidos de gestantes com dificuldades de lactação. Para conscientizar as pessoas da importância desse ato, 19 de maio é o Dia Mundial de Doação de Leite Humano.

Em Joinville, o Banco de Leite da Maternidade Darcy Vargas presta serviço de coleta a domicilio. No mês de abril, foram coletados 136 litros de 68 doadoras voluntárias. O alimento foi essencial para a sobrevivência de 56 bebês.

Para doar, basta fazer contato com o banco de leite. A mãe receberá orientação de como proceder, entre eles, os cuidados de higiene. Todo material é fornecido. A coleta ocorre semanalmente, é certificada e alimenta bebês hospitalizados, principalmente os prematuros ou com baixo peso.

“A amamentação é fundamental para a sobrevivência, nutrição e desenvolvimento na primeira infância. O aleitamento materno não só propicia o melhor início da vida para as crianças, como também protege contra doenças”, destaca Maria Beatriz Reinert do Nascimento, médica e responsável técnica pelo banco de leite de Joinville. A doação é importante para a saúde pública porque previne a morbidade e mortalidade, melhora a saúde materna e trabalha como prevenção.

O Brasil dispõe da maior rede de bancos de leite do mundo. Há 215 locais de armazenamento e 146 postos de coleta que fazem parte da política pública de saúde de incentivo ao aleitamento materno. Apesar de ser referência tem uma necessidade constante de voluntárias. “A captação de doadoras é o grande desafio enfrentado. É fundamental para conseguir uma maior quantidade de produto a ser distribuído entre os neonatos prematuros ou doentes”, afirma Maria.

Foto © Maria Augusta Gayoso
Ana Paula Keller

Comentários

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo