Notícias Regionais

Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa

Itapema – Hoje (15), celebra-se o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a pessoa idosa. A data foi instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS), para chamar atenção ao problema social, e apontar este desafio que precisa ser enfrentado pelas famílias, sociedade e estado.

O dia também chama atenção para as diferentes manifestações de violação dos direitos dos idosos, que podem se traduzir em negligência, abandono, agressão física, violência psicológica, abuso financeiro, segregação, discriminação, desrespeito, entre outros.

Em Itapema, o Governo Municipal institui este ano a Chefia do Idoso, que tem como objetivo tratar das políticas públicas de promoção e inclusão da terceira idade nos programas e projetos sociais, fortalecendo o direito de cidadania da pessoa idosa em nosso município.

Para tratar da questão da violência contra a pessoa idosa, está sendo reestruturado o espaço e equipe do Centro de Referência Especial da Assistência Social de Itapema (CREAS). O mesmo oferece serviço de orientação e apoio especializado a indivíduos e famílias vítimas de violência, e tem como objetivo o atendimento de situações de violência contra mulheres, idosos, pessoas com deficiência, bem como situações de preconceito, homofobia, entre outros.


Outro programa que está em andamento através da Secretaria da Saúde é o projeto Itapema Mais Ativa, que tem como objetivo promover ações de saúde preventiva.

CCI

O Centro de Convivência do Idoso (CCI), situado à Rua 406-B, nº 774, no Bairro Morretes, está estruturado para desenvolver atividades variadas com a terceira idade no município, a partir de 1º de julho.

As inscrições já estão abertas e, além do baile que acontece todas as quartas feiras, o CCI desenvolve palestras de interesse dos idosos e idosas, atividades esportivas, culturais, educativas, yoga, informações e orientações.


O atendimento ao público acontece todos os dias, das 14h às 17h30.
      
Fonte:Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapema

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios