Notícias Gerais

Dia Internacional da Pessoa com Doença de Parkinson em foco

Florianópolis – Para marcar o Dia Mundial do Parkinson, a Associação Parkinson Santa Catarina, em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), realiza neste domingo, 11 de abril, uma ação para alertar sobre a necessidade de maior assistência, desenvolvimento de estudos e pesquisas envolvendo os portadores, seus familiares e a comunidade em geral. A distribuição de panfletos no Shopping Itaguaçu, em São José, será entre as 10 e 22 horas. Na segunda-feira (12), também em alusão do Dia do Parkinson, haverá palestras abertas à comunidade no auditório do Centro Sócio-Econômico da UFSC: às 14h30min o médico neurologista Fernando Cini Freitas fala sobre ´Parkinson: diagnostico diferencial`. Em seguida, às 16h, Célia Maria Zarbin Nunes, do Sebrae, fala sobre ´Grupos sociais e sua organização`.

Identificada pelo médico inglês James Parkinson em 1817, a Doença de Parkinson é uma alteração do sistema nervoso central que afeta os mecanismos de produção de neurotransmissores, resultando em distúrbios do movimento (tremores, rigidez muscular e alterações da postura). Problemas não motores também podem estar presentes no quadro da doença, especialmente depressão e os relacionados com alteração do sono, da memória e do comportamento.
As causas da doença ainda são desconhecidas, mas admite-se que 5% dos casos sejam hereditários e que o restante esteja vinculado a causas múltiplas (medicamentosa, tóxica, infecciosa ou traumática). A doença atinge cerca de 1% da população, sem distinção de sexo ou origem étnica. Mais informações sobre as atividades podem ser obtidas pelo e-mail [email protected] ou telefone 3721-9480, no período da tarde, com Tatiane, no Departamento de Enfermagem da UFSC.

HOSPITAL DE BIGUAÇU JÁ TEM PEDRA FUNDAMENTAL

A diretora-geral da Secretaria de Estado da Saúde, Rosina Moritz dos Santos, participou nesta sexta-feira (9) do lançamento da pedra fundamental do Hospital de Biguaçu. A unidade será construída às margens da SC-408, no bairro Vendaval, e disponibilizará serviços médicos de baixa e média complexidade para os pacientes da região. A previsão é de que as obras sejam concluídas no final do ano.


AI/Redação 24 Horas

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios