Tijucas – “Você se mexe e o mundo mexe junto” é o tema do Dia do Desafio, evento mundial que incentiva a prática regular de atividades físicas, realizado anualmente na última quarta-feira do mês de maio. Em Santa Catarina 180 cidades vão aderir ao movimento sob o comando de Unidades do Sesc, prefeituras municipais e diversas parcerias locais. A expectativa é mobilizar 1,9 milhão de pessoas em todo o estado.
Nesta quarta-feira, dia 29 de maio, os catarinenses estão convidados a parar por pelos menos 15 minutos para praticar alguma atividade física. Vale caminhar, pedalar, correr, brincar e até subir escadas. Em cada município, o Sesc e as prefeituras prepararam uma programação diferente para atrair e incentivar a participação do público. Nesta data, pessoas de todas as idades participam de uma competição amigável entre cidades tendo como foco a prática da atividade física.
Para isso a Administração Municipal está integrada às ações do SESC para desenvolver uma programação especial ao longo de todo o dia contando com a participação de estudantes, grupos da terceira idade, atletas e comunidade em geral. Confira a programação geral aqui:
DIA DO DESAFIO EM TIJUCAS
Também atuam como parceiros do evento em Tijucas as entidades ACIT, CDL, ADEC e Faculdade FAPAG. Neste ano o nosso município vai competir com a cidade de Itararé/SP. Vence o município que conseguir mobilizar o maior percentual de participantes em relação ao seu total de habitantes.
A premiação, porém, é apenas simbólica, como afirma a organização do evento: “A competição é apenas estímulo à participação. Quem sai ganhando são os envolvidos, que exercitam a integração social, a criatividade, a liderança e o espírito comunitário”. As cidades participantes e suas concorrentes podem ser conferidas em https://www.sescsp.org.br/diadodesafio/geral/cidadeXcidade
Sobre o Dia do Desafio
O Dia do Desafio é promovido mundialmente pela TAFISA (The Association dos International Sport for All), e no Brasil é coordenado pelo Sesc/SP e organizado pelos departamentos regionais do Sesc em todo o país, em parceria com prefeituras municipais e diversos agentes mobilizadores locais. O movimento teve origem no Canadá, em 1983, quando, durante um rigoroso inverno, o prefeito de uma cidade convocou os moradores a saírem de suas casas em um determinado dia e horário para dar a volta em torno do quarteirão. A ideia teve sequência e começou a ser praticada anualmente em cada vez maior número de cidades. No Brasil, começou a ser realizada pelo Sesc/SP em 1995 (e em Santa Catarina em 1997 com envolvimento de 3 cidades).