Notícias Regionais

Dia da violência sexual infanto-juvenil é lembrado em Criciúma

Criciúma – Amanhã (24) será celebrado o dia de Combate à violência sexual contra crianças e adolescentes. A data foi instituída em 2001, como forma de alertar à população para o número crescente de vítimas de violência sexual no Estado. Para lembrar a data, o governo municipal, através do CREAS, vinculado a secretaria do sistema Social, secretaria do sistema de Saúde, por meio do Núcleo de Prevenção à Violência, promoverá evento na praça Nereu Ramos, das 9 horas às 16 horas.

Brinquedos, apresentações, aferição de pressão arterial e teste de glicemia, além da distribuição de material educativo para população, farão parte da mobilização.  Conforme a assistente social do CREAS, Leila Rezende Ferrari, haverá, ainda, pedágio na sinaleira da assembléia de Deus.

A violência sexual contra crianças e adolescentes é um fenômeno que ocorre em todas as classes sociais e em escala mundial. Dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) apontam que cerca de um milhão de crianças são vítimas de violência sexual no mundo a cada ano. Uma das questões mais graves envolvendo esse assunto é o fato de que o tema violência sexual contra crianças e adolescentes ainda é pouco denunciado.

Em Criciúma, no ano de 2010, o CREAS – Centro de Referencia Especializado de Assistência Social – que desenvolve o Serviço de Atendimento a crianças e adolescentes vitimas de violência e exploração sexual, registrou 44 casos novos de violência sexual infanto-juvenil, no período entre janeiro a agosto de 2010.

De acordo com Leila, 68% dos agressores são da própria família da vítima, 42% são pessoas conhecidas ou desconhecidas. Para incentivar as denúncias dos casos de violência sexual, foi criado o Disque Denúncia Nacional de Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes. Discando o número 100, de abrangência nacional e gratuita podem ser feitas denúncias de violência sexual praticadas contra crianças e adolescentes que são encaminhas às autoridades competentes, preservando o anonimato do autor da ligação.

AI/Redação 24 horas

Comentários

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo