Notícias Regionais

Dia D em Jaraguá do Sul

Jaraguá do Sul – Voltada a crianças menores de cinco anos, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite (paralisia infantil) terá horário ampliado e pontos de vacinação estratégicos no dia 20 de junho, sábado. A campanha iniciou nessa segunda-feira (15) e vai até 26 de junho.

No Dia D, todos os postos de saúde (incluindo os que não têm sala de vacinação) atenderão as crianças das 8 às 17 horas. Além dos postos de saúde, equipes de vacinadores estarão no Posto Marcolla, Posto Mime 3 (próximo à Floricultura Florisa), Shopping Breithaupt e Super Center Angeloni. A meta da campanha é vacinar 95% das 9.306 crianças menores de cinco anos residentes em Jaraguá do Sul. Nos outros dias da campanha, todos os postos de saúde (mesmo os que não têm sala específica) atendem em horário normal para a vacinação.

A poliomielite é uma doença infecto-contagiosa transmitida por um vírus, poliovírus, caracterizada pela paralisia, geralmente, dos membros inferiores. A única forma de proteção se dá através da vacina, duas gotinhas na língua da criança.

A doença está erradicada da região das Américas, Europa e Região Ocidental, mas há países considerados pólio-endêmicos, como Afeganistão, Índia, Nigéria e Paquistão, onde o vírus atua e se espalha rapidamente.


Para manter o Brasil sem risco da doença, é importante a participação de todos os pais, mesmo estando com a caderneta de vacina do filho em dia. A Secretaria Municipal da Saúde lembra que a vacina é um direito da criança e um dever dos pais.

Fonte: Ana Cristina Machado Kneipp – supervisora de imunização
Clarissa Borba – Jornalista
 

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios