Notícias Regionais

Dia D de Vacinação para Hepatite B em São Miguel do Oeste

São Miguel do Oeste – A Secretaria de Saúde de São Miguel do Oeste, realiza no último sábado deste mês, 26, o Dia D de Vacinação contra Hepatite B. O atendimento ocorre das 8h às 17h, sem intervalo ao meio-dia, no Posto Central de Vacinas.

Conforme a enfermeira responsável pelo departamento, Juliana Pinheiro, a vacina é destinada aos cidadãos de 0 até 49 anos, os quais devem apresentar a Caderneta de Vacinação para receber a imunização.

Juliana observa que é muito importante a participação de toda a população, que se enquadre nesta faixa etária, pois os casos de hepatites virais têm aumentado muito em São Miguel do Oeste. A cada mês, segundo ela, são aproximadamente seis novos casos registrados somente no departamento.

“Vale ressaltar novamente que essa vacinação acontece somente no Posto Central de Vacinas e as pessoas de todos os bairros e localidades podem buscar a imunização, respeitando o horário estipulado”, reforça ela.
Outra observação da enfermeira é que a população procure a unidade do seu bairro para checar se já possui a vacina ou necessita fazer.

O que são hepatites

É a inflamação do fígado. Pode ser causada por vírus, uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. São doenças silenciosas que nem sempre apresentam sintomas, mas quando aparecem podem ser cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

No Brasil, as hepatites virais mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C. Milhões de pessoas no Brasil são portadoras dos vírus B ou C e não sabem. Elas correm o risco de as doenças evoluírem (tornarem-se crônicas) e causarem danos mais graves ao fígado como cirrose e câncer. Por isso, é importante ir ao médico regularmente e fazer os exames de rotina que detectam a hepatite.

ai/UNO

Comentários

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo