quarta-feira, março 22, 2023
  • Política de privacidade
SC24h
  • Home
  • Colunas
    • Artigos
    • Batom Rosé
    • Defesa da Fé
    • Luiz Flávio Gomes
    • Mais que palavras
    • Olhar Panorâmico
    • Opinião
    • Sobe! Desce!
  • Turismo
  • Editorias
    • Comportamento
    • Gastronomia
    • Moda
    • Negócios
    • Notícias Gerais
    • Regionais
    • Vídeos
  • Saúde
  • Zodíaco
    • Artigos
    • O Signo de Áries
    • O Signo de Touro
    • O Signo de Gêmeos
    • O Signo de Câncer
    • O Signo de Leão
    • O Signo de Virgem
    • O Signo de Libra
    • O Signo de Escorpião
    • O Signo de Sagitário
    • O Signo de Capricórnio
    • O Signo de Aquário
    • O Signo de Peixes
    • Previsão Signo
  • Imóveis
    • Itapema
      • Meia Praia
    • Balneário Camboriú
      • Centro
      • Pioneiros
No Result
View All Result
SC24h
No Result
View All Result

Início » Dezoito dicas para melhorar a qualidade da sua velhice

3a_idade

©Divulgação

Dezoito dicas para melhorar a qualidade da sua velhice

por UNOPress
set/2013
in Saúde
871
A A
3.5k
VIEWS
CompartilharWhatsapp

por Nicolau Amaral

A idade média da população vem aumentando ano a ano, o que é uma maravilha. Por outro lado, a maioria das pessoas não está preparada para envelhecer. Muitos acham que serão eternamente jovens, que velhos serão sempre os outros e que a própria velhice nunca chegará. Acreditam ainda que no mercado sempre terá lugar para um profissional com idade.

A grande maioria trabalhou, e trabalhou muito, sem tempo nem condições para desenvolver qualquer tipo de “hobby”, tampouco interesse em ter outras atividades, além das obrigações profissionais. Os que ainda não são viúvos acabam vendo as esposas somente como companhia, se esquecendo do prazer do amor, do sexo, de fazer as coisas juntas e por ai afora. Os que já são viúvos tentam jogar a responsabilidade da solidão nos ombros dos filhos que, por sua vez, se sentem culpados diante da falta de tempo e da presença mais constante em razão da complexidade que a vida moderna exige.

Dezoito dicas para melhorar a qualidade da sua velhice:

1ª – Poupe um pouco para sempre ser independente financeiramente. Não precisa ser muito, não comprometa o prazer que o dinheiro pode lhe dar em razão de um tempo maior de velhice, que pode até não acontecer se você morrer breve. Além disso, um idoso não consome muito, além do plano de saúde e dos remédios. Provavelmente, você já tem tudo e mais coisas só lhe darão trabalho. Pare também de se preocupar com a situação financeira de filhos e netos, não se sinta culpado em gastar consigo mesmo o que é seu de direito. Provavelmente você já lhes ofereceu o que foi possível na infância e juventude, assim como uma boa educação. Portanto, a responsabilidade agora é deles. Não seja arrimo de família, seja um pouco egoísta, mas não usurário.

2ª – Tenha uma vida saudável, sem grandes esforços físicos. Faça ginástica moderada, alimente-se bem, mas sem exagero. Tenha a sua própria condução até quando não houver perigo, principalmente para os outros. Seja responsável.

3ª – Nada de estresse por pouca coisa. Na vida tudo passa, sejam os bons momentos que devem ser curtidos, sejam os ruins que devem ser rapidamente esquecidos.

4ª – Não fume nunca, beba bem e moderadamente, não use drogas jamais.

5ª – Procure sempre ter amigos mais jovens, pois eles serão a garantia de companhia, atualização e presença no seu velório.

6ª – Faça sexo sempre, independente da idade, os novos remédios estão aí para resolver as inseguranças – e resolvem. Mas se você estiver sem uma relação estável nunca se esqueça de se precaver das doenças e de uma provável paternidade. Chaplin foi pai com quase 90 anos. As “maria-chuteiras” estão por ai e, um idoso, mesmo da classe média, é sempre uma garantia de futuro para as espertalhonas. Jamais se esqueça da camisinha, basta só uma, pois a segunda dificilmente será usada na mesma ocasião.

7ª – Esteja sempre limpo, um banho diário pelo menos, troque de roupa todos os dias, seja vaidoso, frequente barbeiro, pedicuro, manicure, dermatologista, dentista, use perfumes e cremes com moderação e por que não uma plástica? Só tenha cuidado para não virar um Michael Jackson. Peruca nem pensar, nunca, jamais, em momento algum. Já que você não é mais bonito, seja pelo menos bem cuidado. Nada de roupa senhoril, mas lembre-se que você também não é mais um “boyzinho”. Nada de ser muito moderno, tente ser eterno.

8ª – Esqueça as tristezas do passado, lembre-se apenas dos bons momentos, cultive a alegria e o bom humor. Não leia, não veja e não se interesse por aquilo que possa lhe deprimir.

9ª – Leia livros e jornais, ouça rádio, veja bons programas na TV, acesse a internet, mande e responda e-mails, ligue para os amigos. Mantenha-se sempre atualizado sobre tudo.

10ª – Respeite a opinião dos jovens, eles podem até estar errados, mas devem ser respeitados. Não use jamais a expressão “no meu tempo”, pois o seu tempo é hoje. Adote a expressão latina “carpe diem”, ou seja, “aproveite o momento”.

11ª – Seja o dono da sua casa por mais simples que ela possa ser, pelo menos lá você é quem manda. Não caia na besteira de morar com filhos, netos, ou seja lá o que for. Não seja hóspede, só tome esta decisão quando não der mais e o fim estiver bem próximo. Uma boa idéia é convidar um ou mais amigos bem-humorados para morarem juntos, como uma comunidade dos tempos “hippies”. Só que agora o conforto é imprescindível, cada um com o seu quarto e seu banheiro. Você está no período do ronco e da flatulência. Essa solução pode até ser bem econômica, pois vocês poderão dividir a empregada e outras despesas, fora a companhia. Um bom asilo também não deve ser descartado e pode até ser bem divertido, e você irá conviver com a turma da sua geração e não dará trabalho a ninguém.

12ª – Cultive um “hobby”, seja caminhar, cozinhar, dançar, criar gato, cachorro, cuidar de plantas, joqar baralho, golfe, velejar ou colecionar algo. Faça o que gosta e os seus recursos permitam.

13ª – Vá ao teatro, restaurantes, bailes, cinema, exposições, seja lá quais forem, afinal você pagará meia-entrada e a condução pode até sair de graça. Viaje sempre que possível, de preferência vá de excursão, pois além de mais acessível, pode ser financiada e é uma ótima oportunidade para se conhecer novas pessoas. Aceite todos os convites de batizado, formatura, casamento, missa de sétimo dia, o importante é sair de casa.

14ª – Fale pouco e ouça mais, a sua vida e o seu passado só interessam a você mesmo. Se alguém lhe perguntar sobre esses assuntos, seja sucinto e procure falar coisas boas e engraçadas. Jamais se lamente de algo.

15ª – Fale baixo, seja gentil e educado, não critique nada, aceite a situação como ela é. As dores e as doenças estarão sempre presentes; não as torne mais problemáticas do que são falando sobre elas. Tente sublimá-las, afinal, elas afetam somente você e são problemas seu e dos seus médicos.

16ª – Seja membro de um clube, uma associação, uma ONG. Defenda alguma idéia, colabore com entidades dos seus iguais, seja o seu sindicato ou um asilo, abrace uma causa e tenha participação ativa.

17ª – Não fique carola, se apegando em demasia à religião, rezando e implorando o tempo todo como um fanático. Tenho certeza que seus pecados são poucos e Deus é amor e, não, castigo. O bom é que, em breve, seus pedidos poderão ser feitos pessoalmente a ele.

18ª – Ria, ria muito, ria de tudo, você é um felizardo, você teve uma vida, uma vida longa, e a morte será somente uma nova etapa incerta, assim como foi incerta toda a sua vida.

* Nicolau Amaral é empresário da área de Comunicação.
 

UNOPress

UNOPress

A UNOPress é uma Agência de Marketing Digital especializada em Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo. Produz conteúdo para diversas empresas que buscam Page Authority e Domain Authority.

Posts Relacionados

Ayahuasca Dimetiltriptamina Droga Perigosa Santo Daime LSD
Saúde

Ayahuasca – Droga perigosa é a moda da classe média britânica

03/2023
5.6k
Duração da Menopausa Sintomas Calorão Estresse
Saúde

Duração da Menopausa: Estudo revela que pode durar até 14 anos

10/2022
3.6k
ácido Hialurônico Glicólico Mandélico mascara facial espinhas manchas
Saúde

Ácido Hialurônico, Ácido Glicólico e Ácido Mandélico: Qual usar?

10/2022
3.6k
Benefícios da Banana de acordo com a Cor ou Condição
Saúde

Quais Benefícios da Banana de acordo com a cor ou condição?

04/2022
3.6k

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending News

Moda Tendência Seguir ou Não
Moda

Porque não seguir as Tendências da Moda

abr/2022
8.8k
Qual formato do seu rosto?
Moda

Qual o melhor óculos para o formato do seu rosto?

abr/2022
8.3k
Estresse engorda trabalho
Saúde

Estresse do trabalho engorda revela estudo

abr/2022
3.6k
Amar ou Gostar? Amor ou Química? Paixão
Comportamento

Amar ou Gostar? Amor ou Química?

fev/2022
3.9k
Beber água ajuda emagracer
Saúde

Qual a dieta mais econômica e barata?

mar/2022
3.6k
SC24h

O SC24h é um site de notícias que serve mais de 2 milhões de usuários com o conteúdo que interessa. Informações úteis que melhoram a qualidade vida, saúde e bem estar. O site é mantido pela UNO Marketing de Conteúdo com abrangência Internacional.

Siga-nos nas Redes:

Mais Recentes

Ayahuasca Dimetiltriptamina Droga Perigosa Santo Daime LSD

Ayahuasca – Droga perigosa é a moda da classe média britânica

6 de março de 2023
Arroio do Silva Estragos Chuva Tempestade

Vento e chuva causam estragos em Balneário Arroio do Silva

5 de março de 2023

Criação de Sites Web Design

Balneário Camboriú Barra Velha Benedito Novo Rodeio Bombinhas Blumenau Brusque Florianópolis Gaspar Ilhota Indaial Itajaí Itapema Jaraguá do Sul Joinville Palhoça Penha Piçarras Pomerode Porto Belo Navegantes Rio dos Cedros Rio do Sul São José Tijucas Timbó

Sites Parceiros

DiQueiroz
Catolicismo Romano
Radio Italiana
UNOWebsites
UNOPress

  • Política de privacidade

2008 - 2022 © SC24h Notícias | UNO

No Result
View All Result
  • Home
  • Colunas
    • Artigos
    • Batom Rosé
    • Defesa da Fé
    • Luiz Flávio Gomes
    • Mais que palavras
    • Olhar Panorâmico
    • Opinião
    • Sobe! Desce!
  • Turismo
  • Editorias
    • Comportamento
    • Gastronomia
    • Moda
    • Negócios
    • Notícias Gerais
    • Regionais
    • Vídeos
  • Saúde
  • Zodíaco
    • Artigos
    • O Signo de Áries
    • O Signo de Touro
    • O Signo de Gêmeos
    • O Signo de Câncer
    • O Signo de Leão
    • O Signo de Virgem
    • O Signo de Libra
    • O Signo de Escorpião
    • O Signo de Sagitário
    • O Signo de Capricórnio
    • O Signo de Aquário
    • O Signo de Peixes
    • Previsão Signo
  • Imóveis
    • Itapema
      • Meia Praia
    • Balneário Camboriú
      • Centro
      • Pioneiros

2008 - 2022 © SC24h Notícias | UNO

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In