Notícias Regionais

Desenvolvimento Rural de Blumenau incentiva piscicultura no município

Blumenau – Com uma produção superior a 700 toneladas por ano, Blumenau se coloca entre os maiores produtores de peixe de água doce do Estado. Por ser uma atividade econômica muito viável, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, por meio da Diretoria de Desenvolvimento Rural (DDR), é uma grande incentivadora da piscicultura no município. Por meio dela, os produtores blumenauenses recebem, gratuitamente, orientação técnica sobre o cultivo de peixes de forma sustentável.

Dados de 2010 da Epagri apontam que atualmente o município conta 952 piscicultores, totalizando 2.798 viveiros. Com belas paisagens, que proporcionam bons momentos às famílias, os 20 pesque pagues do município também contribuem com o sucesso do setor aquícola. Neles, são servidas várias espécies de peixes, como, por exemplo, tilápias, jundiá, cascudo, carpas, bagres, pacu, catfish e pintado. Segundo o diretor de Desenvolvimento Rural da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Selvino da Silva, nos pesque pagues são consumidos em média 400 toneladas de peixe por ano.

Selvino destaca que a espécie mais viável economicamente é a tilápia. “Ela é a mais consumida através de filé e petiscos e a espécie que os frequentadores de pesque pague mais gostam de pescar”.  Outro peixe nativo que vem se destacando na cidade é o jundiá. Com um ótimo sabor, baixo nível de gordura, altos índices de ômega 3, carne branca e sem espinhas no filé, ele se mostra promissor em termos de retorno para o piscicultor. “Ele possui condições de atender a um mercado exigente pelas excelentes qualidades apresentadas”, afirma Silva.

produção e o consumo de pescado se tornaram uma tradição no município. Para atender essa demanda e para incentivar o agricultor familiar, mensalmente, sempre no primeiro sábado de cada mês, a Diretoria de Desenvolvimento Rural promove a feira do peixe vivo. No mês da Páscoa a programação é intensificada.


Programação da Feira do Peixe Vivo para o mês da Páscoa:

Durante este mês de Páscoa, a Diretoria de Desenvolvimento Rural preparou uma agenda extensa para a Feira do Peixe Vivo que acontece na Feira Livre, próxima a Vila Germânica. Além das feiras aos sábados, também há um cronograma especial para a Semana Santa. Durante este mês a DDR realizou ainda um levantamento dos peque pagues que estarão abertos no dia 31 de março.

Feira do Peixe Vivo (Vila Germânica)

27/03 (quarta-feira), das 8h às 12h


28/03 (quinta-feira), das 8h às 12h

29/03/2013 (sexta-feira), das 8h às 12h

Pesque Pagues que estarão abertos no dia da Páscoa (31 de março):
Recanto Sossego – Rua Theodor Kleine, n° 3410 – Fortaleza Alta
Pesque Pague da Amizade – Rua Gustavo Zimmermann, n° 968 – Itoupava Central
Pesque Pague do Miro – Rua Fernando Buss, n° 409 – Velha
Pesque Pague do Irineu – Rua Adolfo Krause, n° 1136 – Vila Itoupava
Recanto dos Pintados – Rua Gustavo Zimmermann, n° 5200 – Itoupava Central
Pesque Pague Fortaleza – Rua Bruno Hoeltgebaum, n° 320 – Fortaleza
Recanto Divisa Indaial – Rua Nicolau Link, n° 210 – Badenfurt
Pesque Pague Cantinho da Omã – Rua Bernardo Scheidemantel, n° 1364 – Badenfurt.

Talita Catie
ai/UNO


Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios