São Miguel do Oeste – Um reunião envolvendo a Equipe de Combate a Dengue da Secretaria de Saúde, representantes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e da Secretaria Saúde de São Miguel do Oeste e entidades como Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Comercial e Industrial de São Miguel do Oeste (Acismo), Associação dos Coletores de Material Reciclável de São Miguel do Oeste (Acomar), Instituto Catuetê, Polícia Ambiental, Associações de Moradores, grupo de escoteiros e empresa Tucano, responsável pela coleta de lixo, foi realizada na tarde de terça-feira (25), para definir estratégias de combate aos focos e possíveis criadouros do mosquito da dengue, que hoje registra mais de 200 focos, somente em 2014, no município.
Uma das estratégias apontadas foi um mutirão de limpeza e orientação em todo o perímetro urbano do município, no dia 15 de março. As equipes, que serão formadas pelas associações dos moradores, envolverão toda a população, serão coordenadas pelas secretarias de Desenvolvimento Urbano, Saúde e Educação. As pessoas envolvidas no mutirão farão a entrega de sacos de lixos e orientação aos moradores, para que seja realizado um pente fino em terrenos, residências, terrenos baldios e via pública. Depois de os moradores fazerem a limpeza, será realizada a recolha dos entulhos, pela empresa Tucano. Os dias e horários da coleta serão informados por panfleto no dia do mutirão.
As escolas públicas municipais e estaduais também trabalharam o tema Dengue na sala de aula, como forma de conscientizar e alertas alunos e familiares quanto a risco da doença. Segundo a secretária de Desenvolvimento Urbano, Ilione Pedroso, a população precisa tomar ciência do perigo que representa a Dengue e se unir nas ações de limpeza e combate ao mosquito. “A dengue mata e muitas pessoas encaram o fato com o brincadeira. Precisamos nos unir de uma forma efetiva e eficaz contra o mosquito”, acrescentou Ilione.