Notícias Gerais

Defesa divulga normas para processo seletivo da Escola Superior de Guerra

Brasília – O Ministério da Defesa aprovou as normas para o processo seletivo dos cursos da Escola Superior de Guerra (ESG), do ano letivo de 2010. As normas constam de portaria publicada no Diário Oficial da União de hoje (20).

A ESG oferece cursos de política e estratégia, estado-maior combinado, inteligência estratégica, logística e mobilização nacional e gestão de recursos de defesa.

Política e estratégia é um curso que prepara civis e militares do Brasil e de nações amigas para o exercício de funções de direção e assessoramento de alto nível na administração pública, em especial nas áreas da segurança e da defesa nacional. O curso tem duração de 40 semanas, de 1º de março a 3 de dezembro.

Estado-maior combinado prepara oficiais superiores para o desempenho de atividades que envolvam o planejamento e o emprego estratégico de forças militares executadas sob orientação e supervisão do Ministério da Defesa. Terá 13 semanas de duração, de 15 de março a 10 de junho.


Inteligência estratégica prepara civis e oficiais superiores para o exercício de funções na administração pública e, em especial, nos órgãos ligados ao Sistema Brasileiro de Inteligência (Sisbin). Terá duração de 21 semanas, de 15 de março a 6 de agosto.

O curso de logística e mobilização nacional prepara oficiais superiores para assessorar os órgãos responsáveis pelo Sistema Nacional de Mobilização (Sinamob). Terá duração de 13 semanas, de 16 de agosto a 11 de novembro.

O curso de gestão de recursos de defesa ensina os conceitos de defesa no Estado moderno e dos processos de gestão de recursos de defesa, no âmbito da administração pública e privada. Terá duração de nove semanas, de 10 de maio a 30 de agosto.

Christina Machado/ABr


Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios