Notícias Gerais

Defesa Civil em alerta diante da possibilidade temporais no região norte de SC no fim de semana

Itajaí – A previsão de temporais durante o final de semana, especialmente na região entre Florianópolis e o Litoral Norte, está deixando a Defesa Civil em estado de Alerta. Há risco de deslizamentos e de condições adversas para a navegação.

De acordo com Boletim Metereológico divulgado pela Defesa Civil de Santa Catarina, nesta sexta-feira, as chuvas ocorrem com mais frenquencia no Litoral e áreas próximas, em especial entre Florianópolis e o Litoral Norte, em alguns momentos em forma de pancadas moderadas a fortes, o que reflete em acumulados significativos, deixando o solo encharcado. No sábado, a instabilidade aumenta por influência dos altos e médios níveis da atmosfera e há condição de chuvas mais persistentes no Litoral, em especial de Florianópolis ao Litoral Norte, atingindo de forma mais branda o Alto Vale do Itajaí, Planalto Norte e Planalto Sul.

No domingo a condição de chuva persiste para o Litoral, mas diminui no decorrer do dia dando lugar a períodos de melhoria com sol. Mas, entre a noite de domingo e a segunda-feira, um sistema de baixa pressão próximo do Litoral de SC, traz de volta a condição de chuva mais significativa para a faixa leste do estado, em especial no Litoral, onde com a chuva que já ocorreu nos últimos dias, o acumulado pode superar a média esperada para o mês. Portanto fica a atenção voltada para a possibilidade de alagamentos e deslizamentos no Litoral, em especial no sábado e entre a noite de domingo e a segunda-feira. É de extrema importância nos próximos dias, o acompanhamento dos boletins de previsão de tempo.

Alerta para o Mar: Este sistema de baixa pressão deixará as condições adversas no mar, com possibilidade de ventos fortes (60 a 80km/h) e mar muito agitado especialmente de domingo para a segunda-feira, com picos de onda de 3,5m, próximo da costa. Em áreas mais afastadas da costa (alto mar), os ventos podem ultrapassar 100km/h e as ondas podem superar 4,0 m, sendo desfavorável as atividades de pesca e navegação.

Ressalta-se que temporais com rajadas de vento e chuva forte são fenômenos pontuais, ocorrendo com forte intensidade em algumas localidades e em outras bem próximas não. Recomendações: As pessoas devem observar qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências e inclinação de postes e árvores. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.

Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares seguros, com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências; fechar janelas e portas; e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos. Em caso de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199. ou dos bombeiros pelo 193 A Defesa Civil de ITAJAÍ Recomenda acompanhar diariamente os Boletins da Previsão do tempo.

AI/Redação 24 Horas

Comentários

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo