Notícias Regionais

Defesa Civil de Rio do Sul fica em alerta neste fim de semana

Rio do Sul – Com o nível do rio Itajaí-Açu abaixo de 6,50 metros, a Defesa Civil de Rio do Sul autorizou as famílias que residem no bairro Bela Aliança e Taboão a deixaram os abrigos provisórios. Das 24 famílias que estavam nos alojamentos na tarde de quinta-feira (29), seis já iniciaram a operação de retorno. As outras 18 famílias que permanecem desalojadas, um total de 67 pessoas, residem na parte baixa do Loteamento Jardim Alexandro, no Pamplona e ainda não podem voltar para casa.

Apenas três alojamentos são utilizados pelas famílias retiradas pela Defesa Civil em virtude das cheias do rio. A comunidade está abrigada na sede do Gado Leiteiro, no bairro Progresso, um galpão da Defesa Civil, próxima à sede dos funcionários da Prefeitura de Rio do Sul e também no salão da igreja católica do bairro Bela Aliança.

Desde à noite de ontem, o nível do rio baixou dos 6,50 metros, que é a cota em que a Defesa Civil entra em alerta. Na medição das 10h da manhã de hoje, as águas estão em 6,20 metros, baixando em média de dois a três centímetros por hora.

De ontem para hoje, não houve alterações na operacionalização das comportas das barragens do Alto Vale. A barragem Sul em Ituporanga está com duas abertas e três fechadas e em Taió, a estrutura está com três comportas abertas e quatro fechadas. “A água não passa mais por cima da barragem de Taió e os pontos de alagamentos nas cidades do Alto Vale diminuíram bastante. Apesar de pequena, há possibilidade de chuva no final de semana e vamos ficar de plantão 24h”, explicou o diretor da Defesa Civil de Rio do Sul, James Rides da Silva. O atendimento para emergências pode ser feito pelo telefone 199.

AI/Redação 24 Horas

Comentários

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo