Notícias Regionais

Defesa Civil de Joinville instala pluviômetro em escola

Joinville – A Defesa Civil de Joinville instalou um pluviômetro semi-automático na Escola Municipal Presidente Castello Branco, no bairro Boa Vista. A ação faz parte do projeto “Pluviômetro nas Comunidades”. A proposta tem o objetivo de levar aos moradores a cultura da percepção de risco e desastres naturais.

A escolha da unidade escolar contou com a inciativa do professor de geografia Michael Anderson Silva, que cadastrou a escola como voluntária para participar do projeto. “Queremos que a comunidade participe e interaja com temas ligado à prevenção de riscos e desastres naturais. Vamos aproveitar para trabalhar em sala de aula a questão pedagógica”, afirmou Silva. O equipamento foi instalado por técnicos da Defesa Civil de Joinville.

Segundo o coordenador de prevenção da Defesa Civil, Maiko Richter, uma pessoa da própria comunidade, devidamente treinada, fará a leitura dos níveis de água da chuva e enviará os dados ao centro de monitoramento por uma plataforma online. “Os números são registrados e colocados em relatórios que servirão de controle hidrometeorológico”, completou.

Com essa ação, Joinville conta agora com 12 aparelhos que medem a quantidade de chuvas. São oito equipamentos automáticos (enviam dados por sinal de celular) e quatro semi-automáticos (leitura manual).Os aparelhos foram encaminhados ao município pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), do Ministério da Ciência, tecnologia e Inovação.

Foto © Rogério da Silva
Diego Rosa
ai/UNOPress

 

Comentários

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo