Notícias Regionais

Curso inédito de danças típicas e folclore germânico no Vale

Blumenau – Coordenadores de grupos folclóricos germânicos do Vale do Itajaí participam este mês de curso inédito financiado pelo Fundo Municipal de Apoio à Cultura (FMAC). As aulas ministradas por professores alemães e brasileiros começam no dia 20 de janeiro, no centro de eventos do Hotel Sesc. No dia 25 de janeiro, às 20h, no Centro Cultural 25 de Julho, o público poderá acompanhar gratuitamente uma mostra das danças típicas.

O projeto organizado pela Associação dos Grupos Folclóricos Germânicos do Médio Vale do Itajaí (AFG) conta com a parceria do Sesc. Os professores estrangeiros são provenientes das regiões de Hessen e Unterfranken, na Alemanha. A temática de aprendizagem desenvolvida por eles envolve danças folclóricas tradicionais e trajes regionais. Os professores brasileiros vão trabalhar a expressão corporal, a interpretação rítmica, a música e a história dos trajes em Blumenau.

O curso prevê cinco dias de trabalho intensivo, buscando proporcionar aos participantes uma integração com os professores para que possam aperfeiçoar seus trabalhos nos grupos. No dia 22 de janeiro, os participantes coordenam uma apresentação especial na Sommerfest. Os alunos são coordenadores dos grupos associados à AFG, assim como coordenadores de grupos de Santa Catarina, Paraná e Espírito Santo.

Fechando a programação do projeto de Capacitação em Danças Folclóricas Germânicas, acontecerá no dia 25 de janeiro, a Mostra de Danças Folclóricas. Na oportunidade os participantes do curso irão apresentar parte do trabalho elaborado durante o processo de aprendizagem. A apresentação mostra danças folclóricas em diferentes configurações de pares e regiões da Alemanha. Também será apresentada a Weidenberger Française, uma dança tradicional que tem suas raízes nas danças da corte e até hoje é executada em eventos na Francônia. O evento contará com música ao vivo com Die Tanzelmusi.

O curso é direcionado somente para coordenadores de grupos que já fizeram suas inscrições. O público em geral está convidado para a mostra de danças que encerra a programação.

Os professores

O professor Stefan Hartmann é folclorista desde a infância. Atuou em diferentes fases na coordenação de danças do grupo da Landjugend Haubern. Este grupo acumula diversos títulos de campeão nos torneios de dança folclórica organizados em âmbito regional. Foi coordenador de cursos de dança folclórica dentro da Hessische Landjugend, tendo sido condecorado com a “goldenen Ehrennadel” como reconhecimento pelo seu trabalho.

Angela Paulus, além de folclorista, é aficionada por trajes, tendo ainda vivenciado o seu uso no dia-a-dia. Esta vivência incentivou a curiosidade pelas diferentes formas de uso da Evangelische Marburger Tracht. Possui uma coleção de peças para diversas ocasiões. É integrante do comitê alemão da Europeade e da Hessischen Vereinigung für Tanz-und Trachtenpflege.

O folclorista Oliver Brust dedica-se à cultura da região de Unterfranken na qual vive, é incentivador e fundador de grupos de preservação de trajes, dança e música. Coleciona peças originais de trajes e pesquisa formas para feitio e reprodução dos mesmos. É prefeito da cidade de Geldersheim.

A historiadora Sueli Maria Vanzuita Petry é incentivadora cultural de Blumenau, diretora de Patrimônio Histórico Museológico da Fundação Cultural de Blumenau e professora da Furb. Tem como áreas de pesquisa usos e costumes, colonização, tradição e moda.

Josiane Buerger dos Santos é graduada em Educação Física pela Furb. Desde criança se dedicou à dança, vindo a praticar diversas modalidades desta área. Além de organizar o Festival de Dança de Blumenau, é professora do curso de Educação Física da Uniasselvi e proprietária do Studio Compasso de Dança.

A folclorista Barbara Johanna Ziel é licenciada em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com ênfase instrumental em violoncelo. Foi bolsista de iniciação científica nos temas educação musical, formação de professores e motivação para aprendizado e ensino musical. Trabalha na educação musical infantil.

Saiba mais

Capacitação em Danças Folclóricas Germânicas

Local: Hotel Sesc

Data: 20 a 25 de janeiro

Patrocínio: Fundo Municipal de Apoio à Cultura

Mostra de Dança Folclórica Germânica

Local: Centro Cultural 25 de Julho em Blumenau (Rua Alberto Koffke, 354 – próximo aos Bombeiros)

Data: 25 de janeiro

Horário: 20h

Entrada gratuita

Foto: Neide Dalsenter
Sérgio Antonello
ai/UNOPress

Comentários

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo