Notícias Regionais

Curso de Tutores da Educação Fiscal

BlumenauA Secretaria da Fazenda promove entre segunda-feira, dia 15 e quarta-feira, dia 17, o curso de Tutores da Educação Fiscal, na Universidade Aberta, Bairro Jardim Blumenau. O projeto em parceria com a Receita Federal tem por objetivo na formação de profissionais que possam atuar no Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF) desenvolvido em Blumenau desde o ano passado. A abertura oficial do curso será na segunda-feira, dia 15 às 13h30min. A viabilidade do curso em Blumenau e que será ministrado por Lia Kusano, da Escola Superior de Administração Fazendária (Esafi) de Brasília, se deve aos resultados obtidos pelo (PMEF) nas quatro escolas piloto do município e na sua ampliação projetada para o decorrer deste ano.

Adilson José de Souza, auditor fiscal da Secretaria da Fazenda, diz que o curso terá a participação de 30 profissionais, dos quais, 18 de Blumenau e os demais de várias regiões do Estado. Segundo Souza, o curso vai permitir que, o futuro tutor, tenha amplo conhecimento da Educação Fiscal e, principalmente, que seja um disseminador do Programa nas unidades escolares.

Iniciativas: Inúmeras iniciativas já foram implementadas neste ano, como a instituição do Dia Municipal da Educação Fiscal em 15 de maio. Atualmente o Programa é desenvolvido em quatro escolas municipais (ver tabela). De acordo com Ellen Eike Jocham, auditora fiscal da Secretaria da Fazenda, a meta é atingir 20% da rede municipal de ensino até o final do ano.

Estamos trabalhando para isso. Estamos tendo boa aceitação dos diretores das unidades escolares, comenta a auditoria. De acordo com ela, seis escolas já demonstram interesse em acrescentar o Programa na grade escolar: Felipe Schmidt, Machado de Assis, Alberto Stein, Francisco Lanser, Duque de Caxias e Wilhelm Theodor Schürmann.


Perfil do tutor

Facilidade de relacionamento;

Habilidade na comunicação interpessoal;

Ser motivador;


Ter iniciativa;

Interesse para o tipo de trabalho

Prédio

Curso: Tutores da Educação Fiscal


Instrutora: Lia Kusano

Local: Universidade Aberta/Gerência de Educação do Estado

Endereço: Alameda Rio Branco, 574 – Jardim Blumenau

Horário: 8h às 17h30min


Ações programadas para este ano

Gincanas semestrais entre as escolas piloto;

Distribuição de material pedagógico;

Ampliação do Programa para outras unidades de ensino;


Parcerias com outros municípios da Região do Vale;

Visitas periódicas nas escolas para avaliação;

Formação de servidores para atuação no Programa.

Objetivos do Programa


Formar o cidadão para a função socioeconômica do tributo; oferecer conhecimentos sobre administração pública; incentivar o acompanhamento da aplicação dos recursos públicos e criar condições para uma relação entre o Estado e o cidadão.

Fontes: Adilson José de Souza, auditor fiscal da Secretaria da Fazenda  e Ellen Eike Jocham, auditora fiscal da Secretaria da Fazenda
Repórter: Humberto Trindade

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios