Notícias Gerais

Curso de Capacitação do Educacenso 2009

Florianópolis – A Secretaria de Estado da Educação iniciou na terça-feira (19) e encerra nesta quinta-feira (21), no Hotel Marambaia, em Balneário Camboriú, o Curso de Capacitação do Sistema Educacenso 2009, responsável em armazenar dados do Censo Escolar. Participam cerca de 50 profissionais entre coordenadores regionais responsáveis pelo Censo, técnicos do Instituto Estadual da Educação e da Fundação Catarinense de Educação Especial.

 O objetivo é capacitar técnicos para a agilização da coleta de dados referentes a matrícula de alunos, número de professores e de escolas de educação básica. Isto porque no dia 27 de maio, Dia Nacional do Censo Escolar, inicia a coleta dessas informações em todo o País. O prazo para que os responsáveis pelo sistema educacional, informatizado nas escolas públicas e privadas, enviarem os dados é 31 agosto.

Durante a capacitação será discutido a importância sobre o Educacenso, sistema on-line que visa manter um cadastro único em uma base de dados centralizada no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais “Anísio Teixeira” (Inep). Ele possibilita maior agilidade na atualização das informações por utilizar a internet. As informações servem como base para políticas públicas entre eles o Programa Nacional de Merenda Escolar, Transporte Escolar, distribuição do livro didático e para o Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).
 

Promovido pelo INEP, em parceria com as Secretarias de Estado da Educação, prefeituras municipais, escolas públicas e privadas, o Censo Escolar coleta atualmente dados da educação básica. Os dados do Censo Escolar também são utilizados por outros ministérios, como Saúde e Esportes, por organismos internacionais, como a Unesco e o Unicef, por pesquisadores e estudantes de todo o Brasil e do mundo.


Serviço

Curso de Capacitação do Sistema Educacenso 2009.

Data: 19 a 21 de maio.

Local: Marambaia Cassino Hotel, Balneário Camboriú.


Horário: Das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas.

Fonte:Secretaria da Educação

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios