Sombrio – Desenvolvida pelo Núcleo de Estudos Açorianos (NEA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a 17ª edição da Açor – Festa Açoriana de SC. Realizado cada ano em um município, o evento de 2010 terá como sede a cidade de Governador Celso Ramos, entre os dias 5 e 7 de novembro. Como ocorreu em outras oportunidades, a cultura sombriense terá seu lugar garantido na festa, com apresentações do Grupo de Dança Açor Sul Catarinense, do Grupo de Dança e do Coral da Melhor Idade de Sombrio.
A delegação contando com cerca de 70 integrantes – 35 do Açor Sul, entre dançarinos e tocada e outros 35 da Melhor Idade, entre coral, músicos e dançarinos – parte de Sombrio nesta sexta-feira, 5 de novembro, contando com o apoio do Governo do Município, através das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Social e Ação Comunitária, de Educação e Diretoria Municipal de Cultura. “O desenvolvimento da cultura é um dos pontos fortes de nosso município, e cada vez mais alcança novos patamares”, conta a diretora de Cultura, Clair Hahn Fermiano. “Após a criação da Casa da Cultura, em 2009, nossos horizontes se ampliaram ainda mais.”
Ainda nesta sexta, os integrantes do Grupo Açor Sul fazem a sua primeira apresentação. O início da festa está previsto para as 18h30min, na Fazenda da Armação, em Praia da Camboa.
Tanto o Grupo Açor Sul catarinense quanto a Melhor Idade participam pela 11ª vez do evento, que mostra apresentações artísticas de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo. “Sombrio ocupa um lugar de destaque no que se refere a cultura açoriana, o que garantimos com muito ensaio e o grande apoio do poder público ao desenvolvimento da sabedoria deixada de herança por nossos antepassados”, finaliza Clair.
ai/4horas