Notícias Regionais

Cuidados durante períodos de chuvas

Blumenau – Durante a madrugada desta terça-feira, dia 29, a Defesa Civil de Blumenau recebeu 10 solicitações de vistoria. Segundo Telmo Duarte, diretor da secretaria, o número está dentro do esperado. “Foram solicitações em função das conseqüências das chuvas de segunda-feira”, comenta Telmo. Às 10h desta terça-feira, o nível do Rio Itajaí-Açu havia baixado para 7m78cm. De acordo com boletim da Epagri/Ciram, a previsão que o nível do rio continue baixando.

Durante esta terça-feira, dia 29, a Defesa Civil vai fazer a vistoria completa das 10 chamadas recebidas durante a madrugada. Telmo detalha, que a maioria é devido a deslizamentos. Os bairros mais atingidos foram da Velha e Garcia. Para evitar prejuízos, a Defesa civil orienta alguns cuidados necessários durante o período de chuvas. Dentre os quais está a verificação de calhas das residências e bocas-de-lobo.

Telmo menciona outras ações fundamentais para se evitar perdas: manter os telhados e esgotos limpos e evitar construções irregulares. O diretor salienta que o papel da Defesa Civil em casos de emergências é de orientação e avaliações de riscos e encaminhamentos.

Defesa Civil cita oito importantes dicas à população antes das chuvas (ver tabela), dentre as quais a desobstrução de calhas e retiradas de entulhos dos quintais. Outra preocupação da Defesa Civil é com relação a construções em “áreas de risco”. Para tanto, uma equipe de profissionais orientam e realizam constantes vistorias em diversas localidades e, principalmente repassam orientações, com relação aos perigos do crescimento desordenado em terrenos vulneráveis a intempéries da natureza, como deslizamento em períodos de chuvas.

Cuidados antes das chuvas

Faça limpeza dos telhados;

Desobstrua as calhas e “ladrões”;

Mantenha limpos os ralos, esgotos, galerias, valas, etc…;

Retire entulhos dos quintais, becos e ruas;

Providencie a poda ou corte de árvores com risco de queda;

Não jogue lixo ou entulho nas bocas de lobo da rua e margens de ribeirões;

Não obstrua a passagem da água pluvial de sua divisa com o vizinho;

Incentive a criação de grupos de cooperação entre moradores, em locais de risco.

 

 

Cuidados durante as chuvas

Tenha sempre lanternas e pilhas em condições de uso;

Deixe o rádio ligado em estação local. Pode ser útil à captação de mensagens de esclarecimentos ou alarme;

Aparelhos elétricos quando molhados (ou úmidos) tornam-se perigosos. É aconselhável desligar a energia;

Mantenha as portas e janelas da casa sempre bem fechadas ou trancadas, ainda que seja necessário o abandono, a fim de evitar a entrada de escombros e de animais peçonhentos.

Fonte: Assessoría de Imprensa

Comentários

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo