Notícias Regionais

Criciúma está em situação de emergência

Criciúma – O prefeito Clésio Salvaro, assinou, durante coletiva com imprensa, na manhã de hoje (19), decreto de situação de emergência, devido à enxurrada que castiga a cidade, desde ontem. O encontro ocorreu na sala de Atos, na prefeitura.

Conforme o prefeito o governo tem trabalhado para evitar cheias. “Somente, no ano passado, investimos de R$ 5 milhões no desassoreamento do rio Sangão que, além da limpeza, em alguns pontos, alargamos o trecho em até 10 metros. Se não tivéssemos feito isso, os estragos poderiam ser piores. Nossa preocupação é assistir essas pessoas atingidas”, comentou o prefeito.

A construção do canal auxiliar do rio Criciúma e o desassoreamento são necessários. “Ontem, conhecemos a empresa que fará a primeira parte da obra, a Confer”, destacou o chefe do Executivo.


Segundo informações da secretária do sistema Social, Geovânia de Sá, há 100 pessoas desabrigadas e 800 desalojadas, ou seja, essas estão em casa de parentes ou vizinhos.

Audiência

Nesta sexta-feira (21), o prefeito tem encontro com o governador Raimundo Colombo, às 13 horas, onde apresentará um relatório com fotos da situação do município.

Doações

Doações às famílias atingidas pelas fortes chuvas poderão ser feitas no ginásio municipal ou na Casa da Solidariedade, vinculada a Afasc. “Doem aquilo que é de melhor. Essas pessoas estão precisando muito, principalmente, as crianças”, disse o prefeito.

A diretora executiva da Afasc, Gladis Sarvalaio, informou que a Afasc também foi ‘invadida’ pelas águas. “As pessoas poderão levar até a Casa da Solidariedade ou se juntar, entre vizinhos e formar ponto de coleta que iremos buscar”, disse.

As doações também poderão ser feitas na intendência do Rio Maina ou Fundação Cultural de Criciúma (FCC).

Escolas

De acordo com a secretária do sistema de Educação, Roseli Maria de Lucca Pizzolo, três foram totalmente danificadas. “Essas, encontramos muita lama e as paredes que tinham acabado de ser pintadas, foram danificadas, falou. As escolas são: Linus João Rech, bairro Paraíso, Maria de Lourdes Carneiro, em Vila Francesa e Gardina Minatto Cechinel, bairro Mina Brasil. “O ano letivo não está comprometido”, reforçou.
 
Postos de Saúde

O secretário da saúde, Silvio Ávila Junior, informou, também, que 17 Postos de Saúde foram atingidos pelas chuvas, sendo que três estão, totalmente, comprometidos. São eles: Unidade de Saúde do bairro Paraíso, Vila Francesa e Vila Belmiro. “Na Vila Francesa e Paraíso, as atividades deverão ficar suspensas por uma semana”, disse, acrescentando que terá que ser feito toda instalação da rede elétrica e hidráulica.

“Pedimos para que a população procure unidade mais próxima ou os 24 horas”, emendou o secretário.

Atendimento

As 100 pessoas que estão alojadas no ginásio municipal estão recebendo atenção especial. “Oferecemos café, almoço, lanche, colchões, cobertores, mas ainda, há muito material que pode ser doado, como água, leite, bolachas, sopas prontas, suco, roupas de cama e banho, por exemplo”, disse Geovânia de Sá, secretária do sistema Social. Equipes do CRAS – Centro de Referência de Assistência Social também estão ajudando essas pessoas, indo aos bairros para o cadastro e levantamento das necessidades. Enfermeiros e auxiliares de enfermagem também estão nos locais para dar o melhor atendimento possível. “A cada momento mais pessoas vão chegando ao ginásio”, reforçou a secretária. A Defesa Civil segue com visitas em todas as localidades.

Pontos críticos

O secretário de Infraestrurua, Planejamento e Mobilidade Urbana, Abrahão Artur Souza, informou que operações realizadas pela secretaria como Tapete Preto estão comprometidas. “Muitos trabalhos já estávamos em fase de conclusão. Infelizmente vamos ter que fazer tudo de novo”, disse. Na rua Otto Mayer, no Morro Cechinel, a situação é preocupante, segundo o secretário. “Jamais vi algo parecido”, acrescentou o secretário. Na Mina do Toco, região de Monte Negro, houve deslizamento de terra. A pista está totalmente interditada, já que foram 50 metros de deslizamento.

ai/24horas

Comentários

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios