Notícias Regionais

Conselho de Desenvolvimento de Joinville presta homenagem a José Antônio Vieira

Joinville – Na primeira reunião de 2010 do Conselho de Desenvolvimento de Joinville (Desenville), nesta segunda-feira (22), na Sala do Colegiado, o prefeito Carlito Merss pediu um minuto de silêncio em homenagem ao conselheiro José Antônio Vieira. O Tonico, como era conhecido, morreu na semana passada, aos 55 anos, vítima de infarto.

Carlito Merss lembrou que o engenheiro e empresário da construção civil ajudou muitas pessoas a terem a sua casa. Acrescentou que, pela sua especialidade, Tonico contribuía no Desenville pela sua preocupação com a ocupação do solo e a urbanização. "Ele foi uma pessoa que dedicou sua vida à cidade, e vai fazer falta", destacou.

Nesta primeira reunião o conselheiro Ivo Gramkow apresentou propostas de ações sustentáveis para a qualidade de vida de Joinville. Reduzir e limitar a expansão urbana e promover a manutenção do homem no campo foram algumas das propostas. "A urbanização é um processo de degradação da vida. Temos o 13º melhor IDH (Índice de Desenvolvimento Urbano) do Brasil, mas um dos itens para melhorar este índice passa pela preservação da área rural", destacou.

Gramkow também elogiou o Plano Diretor de Joinville. Disse que é um dos melhores do Brasil, mas propôs um Plano Diretor setorial diferenciado para a preservação das fontes e da qualidade de água de Joinville.

O conselheiro defendeu a discussão de uma política municipal de desenvolvimento focada na qualidade de vida, e não só no crescimento
econômico. “Crescer menos não significa abrir mão de progredir”, disse. E acrescentou que há muitos projetos e exemplos de crescimento sustentável no Brasil que podem ser trazidos para Joinville.

Formado por empresários, representantes educacionais e de instituições da sociedade civil de Joinville, o Desenville se reúne na terceira
segunda-feira de cada mês. É composto por 21 membros, 7 natos e 14 nomeados por decreto, sendo coordenado pela Secretaria de Integração e Desenvolvimento Econômico. Trânsito será o tema da próxima reunião do Desenville.

AI/Redação 24 Horas

Comentários

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo