Notícias Regionais

Consciência Ambiental – Crianças analisam águas de rios

Joinville – Crianças de CEI em Joinville com a ajuda da equipe de educação socioambiental da Companhia Águas de Joinville, eles analisaram a água de alguns rios da cidade.

Os pequenos ainda não entendem o significado de ph, amônia ou ortofosfato, mas sabem o que é preciso para manter os rios sempre limpos. “Tem que tirar o lixo da água, senão os peixes morrem”, conta Sara Braga, de cinco anos. Cada mudança na cor da água após a aplicação do reagente era uma surpresa, e as crianças acompanharam atentas todos os passos da análise.

O encontro faz parte do plano de ensino da professora do 1º período, Bianca Pinheiro. Segundo ela, estudar a água faz parte do planejamento anual. “Nós estudamos pontos específicos da cidade para analisar a poluição dos rios naquele local”, conta. As crianças colheram amostras no Rio Itaum e no Cubatão, e as professoras buscaram amostras de outros rios e nascentes da cidade. Segundo a professora, a ideia é usar o resultado das análises para estimular a consciência ambiental. Pietro Martinho Bento, quatro anos, já aprendeu a lição. “Não pode jogar lixo na água porque ela vai pra nossa casa”, explica.

Diego Rosa
ai/UNO

Comentários

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo